Economia & Negócios

Geração de emprego é tão ou mais importante que PIB, diz Mantega

Crescimento


09/05/2013



 Em apresentação preparada para audiência com deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, diz que o Brasil tem enfrentado a crise internacional com a manutenção de bons fundamentos, como a solidez fiscal e a inflação sob controle.

Na apresentação, os slides mostrados pelo ministro ressaltam que o Brasil também enfrenta a crise com forte estímulo à economia e manutenção do emprego. A reunião com a bancada do partido do governo foi marcada para que o ministro exponha as perspectivas para a economia brasileira em 2013.

Ainda nos slides apresentados aos parlamentares, Mantega cita juros, câmbio, tributos e investimentos em infraestrutura entre as medidas tomadas para enfrentar a deterioração dos mercados globais. “Transição demora para surtir efeito”, afirma em um dos tópicos.

A imprensa acompanha a apresentação do ministro da Fazenda do lado de fora do plenário 3 da Câmara dos Deputados porque foi convidada a se retirar da sala. Mesmo assim, consegue acompanhar os slides pela porta de vidro, sem, no entanto ouvir o ministro.

Segundo os slides, o comércio mundial está travado porque há contração dos mercados. Nas economias avançadas, ajustes à crise recaíram sobre a população. No Brasil, não houve crise para a maioria da população, segundo a apresentação do ministro.

“Tão ou mais importante que o PIB é a geração de empregos formais”, afirmou Mantega.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //