Notícias
George Coelho vê avanço em articulação com Lula e quer fim de ‘corredor’ com recursos federais indo direto aos municípios; dirigente confirma votação da PEC 66
21/05/2025

Anderson Costa
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – Famup, George Coelho, avaliou a vigésima sexta edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios. O político paraibano classificou a edição de 2025 do evento como uma das maiores já realizadas, com a presença de 150 prefeitos paraibanos reunidos na Capital Federal, além de secretários, vice-prefeitos e vereadores que também se fazem presentes na cidade.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
George destacou o potencial formativo que a marcha possui ao permitir que os refeitos lá reunidos aprendam mais sobre as principais novidades da administração do setor público. O presidente destacou a capacidade única que existe no evento de se atualizar das boas práticas mais recentes em termos de gestão pública.
Municipalismo e Governo Federal
“O presidente [Lula] apoia o movimento [municipalista] e dentro da medida do possível, a interlocução que o governo tem feito tem permitido que a gente avance nas tratativas de defesa dessas pautas que trazem benefícios para os municípios. Para que a relação seja direta do Governo Federal com os municípios”, afirmou o presidente da Famup. George se mostrou otimista na disposição do governo de apoiar as cidades nordestinas, incluindo as cidades paraibanas, que ainda sofrem com a desigualdade social existente no Brasil entre as regiões Nordeste e Sudeste.
PEC 66
George também se mostrou animado com o andamento da pauta da PEC 66 no Congresso Nacional. Segundo ele, esta matéria, vista como fundamental para garantir sustentabilidade aos municípios e tratada como prioritária por parte do movimento municipalista, deve ser aprovada e sancionada antes do fim deste ano.
“Essa PEC faz com que os municípios saiam do sufoco que estão vivendo hoje, no próximo ano as prefeituras terão um alívio se essa PEC passar”, explicou o presidente da Famup. Segundo George, o texto terá que retornar ao Senado Federal para que sejam aprovadas todas as alterações feitas durante as discussões na Câmara dos Deputados para garantir a proteção aos municípios de menor porte.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.