Artes

Gal Cunha Lima celebra o Cinema Nacional em Ouro Velho

em Ouro Velho

19/06/2013


No dia 19 de junho se comemora o início das primeiras filmagens realizadas no Brasil, imagens da Baía da Guanabara no Rio de Janeiro. A data será lembrada em Ouro Velho na próxima sexta-feira (21), em um bate-papo com a atriz e produtora cultural Gal Cunha Lima. A atividade acontecerá às 19h, dentro da programação do “São João Sustentável “da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças. Na ocasião serão exibidos dois filmes O Dilplomático, de Raphael Mesquita e O Sonho de Inacim, longa-metragem do diretor paraibano Eliézer Rolim filmes em que Gal atuou.

O primeiro filme é um curta- metragem baseado no conto do escritor Machado de Assis, produzido por alunos da UFF –Universidade Federal Fluminense e alunos da cidade de Cataguases-MG. O sonho de Inacim é o primeiro longa-metragem de Eliezer Rolim e retrata a vida do Padre Rolim e sua trajetória na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano.

Para a filha do saudoso poeta Ronaldo Cunha Lima “celebrar uma data como esta com exibição de filmes é uma maneira de promover o acesso à arte e à cultura. E se as produções forem paraibanas ou de projetos de formação melhor ainda. Somando a tudo isso o evento torna-se uma possibilidade de dar acesso às pessoas que vivem em comunidades distantes dos grandes centros urbanos”.

O evento em comemoração ao cinema é uma ação do Projeto Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Criação da Secretaria da Diversidade Cultural do Minc onde o proponente Flávio Freitas Ferreira foi contemplado por suas articulações culturais na cidade de Ouro Velho e conta com o apoio da ABD – PB , Associação Brasileira de Documentaristas Seção Paraíba.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você