Futebol

Gabriel muda jogo, Flamengo evita nova surpresa do América-RN

Copa do Brasil


16/10/2014



Depois de um primeiro tempo complicado, Gabriel entrou em campo, mudou o jogo e fez o gol da vitória do Flamengo sobre o América-RN, por 1 a 0, nesta quarta-feira, à noite, no Maracanã. Com o resultado, o Rubro-Negro evitou nova supresa do time potiguar no Rio de Janeiro e avançou para a semifinal da Copa do Brasil.

Na próxima fase, o Fla vai enfrentar o Atlético-MG, que também nesta quarta virou o duelo e venceu o Corinthians por 4 a 1. Já o América-RN, que nas quartas de final surpreendeu o Fluminense ao golear por 5 a 2 no Maracanã, está eliminado da competição.

Empurrado por um ótimo público no estádio (37.760 pagantes e 42.406 presentes), o Flamengo teve atuação fraca no primeiro tempo, mas também pouco foi ameaçado pelos visitantes. Na segunda etapa, a equipe carioca cresceu, e Gabriel, que tinha saído do banco de reservas, fez o gol da classificação aos 18 minutos. A partida ainda teve a saída de Alecssandro machucado, com um afundamento na testa, e uma expulsão para cada lado: Lázaro, do América-RN, e Marcelo, do Fla.

Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes volta a campo no final de semana. Pela Série B, o América-RN vai visitar o Bragantino, no sábado. Pela Série A, o Flamengo vai encarar o Atlético-PR no domingo, em Curitiba.

O jogo – Apesar do mistério feito na véspera do jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo manteve o ataque com Eduardo da Silva e Alecsandro entre os titulares, além de ter contado com as voltas do zagueiro Samir e do lateral João Paulo, que não tinha enfrentado o Cruzeiro, no domingo pelo Brasileiro.

Com a vantagem de 1 a 0 no resultado agregado, o Flamengo queria fazer um gol logo no Maracanã para esfriar as esperanças do América-RN de buscar mais uma surpreendente classificação no Maracanã. No entanto, os donos da casa tiveram dificuldades de trabalhar a bola e superar a bem postada defesa potiguar.

Em um primeiro tempo morno e que chegou a dar sono até na animada torcida rubro-negra, a melhor chance de gol foi do América, em um chute de Jéferson que passou perto da trave. Antes do inetrvalo, foram apenas duas finalizaçoes do Flamengo e três do América-RN, mas os dois goleiros quase não trabalharam.

Para o segundo tempo, Luxemburgo trocou Eduardo da Silva por Nixon. Nos minutos finais da primeira etapa, já tinha tirado o volante Márcio Araújo, que pediu substituição, para colocar o meia-atacante Gabriel. As entradas de Gabriel e Nixon deram mais velocidade ao Flamengo, que começou a criar chances.

Na primeira, após cruzamento de Léo Moura para a área, Alecsandro cabeceou a cabeça do zagueiro Cleber e teve um afundamento na testa. O atacante, que teve que ser substituído e deu lugar a Muralha, foi levado ao hospital. Precisando de um gol para levar a decisão para os pênaltis, o América-RN apostou em Rodrigo Pimpão, que tinha feito três gols na vitíoria por 5 a 2 que eliminou o Fluminense da Copa do Brasil. Ele entrou na vaga de Jéferson, mas desta vez não adiantou.

A melhora do Rubro-Negro no jogo assustou a equipe visitante e foi compensada com o gol. Aos 18 minutos, Gabriel começou a jogada, Éverton cruzou da esquerda, Nixon dividiu com a zaga e a bola sobrou novamente para Gabriel, que encheu o pé e estufou as redes: 1 a 0.

O gol incendiou a massa rubro-negra nas arquibancadas e empurrou o time ainda mais à frente em campo. Aos 20, Lázaro deu um carrinho por trás em Gabriel na intermediária, levou o cartão vermelho e deixou o América-RN com um a menos.

O Flamengo ainda chegou bem mais uma vez, em um chute de Canteros defendido pelo goleiro Andrey, antes do zagueiro Marcelo se irritar com a marcação de uma falta, reclamar com o árbitro, dar socos no gramado e também ser expulso, deixando os dois times com dez atletas em campo.

Daí em diante, com o América-RN tendo a necessidade de fazer três gols para conseguir a classificação, o Flamengo apenas esperou o tempo passar para comemorar. Pimpão chegou a exigir boa defesa de Paulo Victor, mas com o apito final os rubro-negros puderam vibrar com a vaga na semifinal e o sonho do segundo título seguido da Copa do Brasil segue vivo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //