Paraíba

Futuro e passado: dois registros sobre performance de Veneziano e Ricardo nas últimas 3 eleições  em CG e JPA não são animadores; e aí?


22/02/2022

A cena política na Paraiba traz à baila na atualidade a projeção de futuro na perspectiva da Paraiba e muitos cenários para trás, sobretudo, quando se trata das últimas realidades eleitorais envolvendo, por exemplo, os pré-candidatos Veneziano Vital (governo) e Ricardo Coutinho ( Senado – neste caso com questionamento ainda sobre elegibilidade ) nas duas principais cidades do Estado.

No caso do ex-governador, por exemplo, ele perdeu as três últimas disputas de João Pessoa mesmo como governador poderoso sofrendo revés com Estela Bezerra (2012), Cida Ramos (2016) e ele próprio ficando em 6o lugar como candidato a prefeito em 2020.

Guardadas as proporções, em Campina Grande o mesmo aconteceu com o então senador Veneziano Vital, então ex-prefeito na cidade,  perdendo as três últimas disputas para o ex-prefeito Romero Rodrigues, em duas, e mais recentemente para o prefeito Bruno Cunha Lima consolidando cenário a merecer exame e constatação.

REALIDADE E FUTURO

Como ficam as duas pré-candidaturas diante de realidades recentes nas quais, sobretudo o ex- governador vivia sua melhor fase, exceto quando na disputa de 2020 para prefeitura da Capital, ao sofrer sua  mais agonizante reprovação eleitoral ?

Em síntese, qual a estratégia do senador campinense diante de concorrente ao governo, como Pedro Cunha Lima, já vitorioso nas três últimas disputas através de aliados ?

Em síntese, são detalhes a merecer reflexão de agora em diante, mesmo sendo fatores do passado com repercussão de futuro.

ULTIMA

” O olho que existe/ é o que vê…”


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.