menu

Artes

21/02/2013


Funjope seleciona espetáculo O Calvário

Paixão de Cristo

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) anunciou o resultado da análise de mérito, referente à seleção do edital da Paixão de Cristo 2013. A proposta contemplada em primeiro lugar foi da Companhia Paraibana de Comédia, com o espetáculo ‘O Calvário’.

A partir de agora, o grupo tem 24 horas, ou seja, até esta sexta-feira (22), para apresentar a documentação exigida e, assim, cumprir a segunda fase do processo seletivo. A encenação acontecerá durante a Semana Santa, nas noites de 28 a 31 de março, no Ponto de Cem Réis, Centro. Os horários das sessões ainda serão divulgados.

O diretor executivo da Funjope, Mauricio Burity, afirmou que a intenção da PMJP é aperfeiçoar a Paixão de Cristo nas próximas edições. “A nossa expectativa é que esse evento, já consolidado no calendário cultural, se aperfeiçoe cada vez mais, pois movimenta não apenas a cena cultural local, mas também a economia”, ressaltou.

A comissão responsável pela análise de mérito que selecionou ‘O Calvário’ é composta por profissionais e especialistas na área de artes cênicas das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Natal.

Kaline Brito, coordenadora da Divisão de Artes Cênicas da Funjope, ressaltou que incentivar a realização de projetos como a ‘Paixão de Cristo’ é contribuir com o aprimoramento do setor. “O fortalecimento desse projeto também representa o fortalecimento de todo o processo criativo, profissionalizando ainda mais as artes cênicas na cidade em todo o seu contexto. E isso inclui todos os técnicos específicos da área”, acrescentou.

Análise documental – O responsável pelo espetáculo contemplado nesta primeira fase terá que apresentar toda a documentação exigida em edital até esta sexta-feira (22). Caso contrário, o grupo será automaticamente desclassificado e quem assume o primeiro lugar é a proposta suplente. O resultado final será divulgado na próxima quarta-feira (27), com base na análise documental. Na quinta-feira (28), o grupo escolhido terá que apresentar o cronograma de atividades para a execução do espetáculo.

Escolha de elenco – Depois de anunciado o resultado final, o próximo passo para a execução da peça será a escolha do elenco. Esse procedimento é feito mediante testes com atores e bailarinos, com datas a serem definidas. No caso particular do espetáculo ‘O Calvário’, está prevista ainda a participação de orquestra e coral.

O Calvário – O espetáculo tem direção e texto do teatrólogo Roberto Cartaxo. Ao todo, a proposta envolve uma equipe de mais de 70 pessoas, incluindo elenco e técnicos.

‘O Calvário’ narra uma história milenar de amor e entrega, protagonizada por Jesus Cristo. A entrada triunfal em Jerusalém, a última ceia, a traição de Judas, a flagelação e a crucificação de Jesus. Todas essas passagens serão mostradas pelo grupo dentro dos padrões tradicionais no que se refere ao texto, com toques de vanguarda em relação à encenação como um todo.