Entretenimento

Funesc inscreve para o curso Vivência de Palhaço com Dadá Venceslau

COM DADÁ VENCESLAU


10/05/2016



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da sua Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm inicia, nesta terça-feira (10), o prazo de inscrição para o curso Vivência de Palhaço, que será ministrado pelo artista Dadá Venceslau. Os interessados têm até o dia 31 deste mês para se inscrever e as aulas começam no dia 2 de junho. O investimento é de R$ 40 (mensal).

Por se tratar de um curso de iniciação, é aberto ao público em geral, podendo se inscrever jovens e adultos iniciados ou não na arte da palhaçaria. A idade mínima para se matricular é 14 anos. A duração é de três meses, com encerramento previsto para o mês de agosto.

O objetivo da vivência é desenvolver um experimento que utilize técnicas circenses, protagonizando o palhaço no picadeiro, na rua, nas praças, teatros e festas, através de exercícios corporais e vocais, jogos cênicos e caracterização da personagem. De forma lúdica, como uma brincadeira de roda, o grupo vai criando e improvisando à medida que mergulha no mundo do circo. Assim, os participantes se transformam em apreciadores dessa arte.

A cada etapa os participantes observam uma demonstração de um palhaço, do aquecimento à caracterização como uma performance. Em seguida, cada um, individualmente ou em grupo, apresenta o que foi elaborado a partir daquela vivência e segue para uma avaliação onde todos podem expressar os seus sentimentos.

As aulas serão ministradas na Escola Livre de Circo, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, ao lado da Estação Ciência.

Sobre o ministrante – Palhaço Dadá, personagem criado pelo artista paraibano Dadá Venceslau, também artista plástico, cenógrafo, figurinista e ator graduado em Educação Artística e especialista em Arte-Educação. Há 25 anos atua na Agitada Gang (Trupe de Atores e Palhaços) e no espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel sob a direção de Eliézer Rolim. No ano 2000 gravou o seu primeiro CD “Canta Palhaço” e em 2010, o segundo, “Dadá Canta Outra Vez”, ambos com releituras de cantigas do cancioneiro popular. Foi por quatro anos (2008-2011) presidente da Ong Associart-PB (Associação de Artistas Plásticos da Paraíba). 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.