Eventos

Funesc comemora Dia da Árvore com espetáculo circense, plantio e distribuição d

Comemoração


18/09/2014

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresenta, neste domingo (21), o espetáculo “Brincando com Natureza”, com a participação do grupo Los Iranzi. O evento gratuito vai marcar as comemorações pelo Dia da Árvore e inclui o plantio e a distribuição de mudas de plantas medicinais e árvores frutíferas, além da apresentação circense montada especialmente para a ocasião.

O evento começa às 15h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, onde a família Iranzi vai recepcionar o público com uma vivência sobre o plantio de mudas medicinais. Em seguida, o grupo vai convidar a plateia para seguir até o estacionamento – onde será plantado um pé de tamarindo, árvore presente em textos de José Lins do Rego e Augusto dos Anjos, cujo centenário de morte será lembrado por meio do ato simbólico. “O objetivo é fazer com que essa árvore seja parte da história do lugar”, adiantou Júnior Iranzi, ator e integrante do grupo.

Após a ação, os atores retornam ao palco junto com o público para a apresentação do espetáculo “Brincando com Natureza”. O foco da apresentação é a defesa do meio ambiente e a importância da preservação. Ao final, a plateia será presenteada com mudas de árvores frutíferas produzidas no Viveiro Esperança, mantido pela família Iranzi – parceira da Funesc na organização do evento comemorativo.

“No nosso viveiro, a família toda produz para que possamos dar a nossa contribuição à natureza na esperança de um mundo com mais verde”, explica Júnior. Ele ainda cita a capital paraibana como o ‘jardim do Brasil’ e se diz inspirado por um ensinamento do Padre Cícero Romão Batista que diz “Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, ate que o Sertão todo seja uma mata só”.

“Pensar políticas públicas de cultura é, sobretudo pensar na nossa condição humana. Já estamos vivendo as consequências do que foi o século XX, o século da devastação. Esse evento busca chamar atenção para a responsabilidade de cada um de nós em relação ao futuro das cidades e ao futuro do planeta”, avalia o presidente da Funesc, Lau Siqueira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //