Paraíba

Fundação PaqTcPB e UFCG inuguram centro de P&D avançado na quinta


04/04/2016



O 07 de abril marcará o desenvolvimento científico e tecnológico da Paraíba. Neste dia, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inauguram O VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, mais um instrumento que fomentará o empreendedorismo e a inovação no Estado.

A solenidade de inauguração vai ocorrer na quinta (07), às 11h, e contará com convidados nacionais e internacionais, bem como autoridades ministeriais, governamentais e municipais, além de representantes de grandes empresas como SONY, LG, HUAWEI, ASUS, COMPAL, ENVISION, SAMSUNG, NOKIA, HP, dentre muitas outras.

O VIRTUS é parte do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e está localizado dentro do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), um ambiente empresarial e industrial condizente com a demanda por qualidade e profissionalismo dos seus clientes. A infraestrutura do VIRTUS conta com mais de 1000 metros quadrados de laboratórios com equipamentos de última geração, segurança da informação e diversas salas de vídeo conferência para garantir comunicação constante e irrestrita com clientes globais.

Com a visão de se tornar referência internacional em desenvolvimento e inovação tecnológica, o VIRTUS foi fundado por pesquisadores do CEEI com mais de 15 anos de experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com foco em geração de valor e diferencial competitivo para grandes empresas do setor industrial.

O principal diferencial do VIRTUS é a excelência operacional para a execução de projetos, compatível com o nível esperado pelas empresas. A parceria com institutos privados, tais como o Instituto Venturus e o Instituto Nokia de Tecnologia respaldam a qualidade operacional, aliada à reconhecida competência técnica de seus pesquisadores e o suporte administrativo do Parque Tecnológico da Paraíba.

Como parte do CEEI, os projetos desenvolvidos no VIRTUS podem receber recursos da EMBRAPII através da Unidade EMBRAPII CEEI-UFCG, o que representa mais um diferencial para clientes em busca de competência técnica e inovação de produtos através do uso de recursos financeiros não reembolsáveis. O VIRTUS possui atualmente diversos projetos em execução que reúnem recursos de Lei de Informática e recursos EMBRAPII, garantindo ainda mais valor agregado aos seus clientes.

Reunindo características técnicas, operacionais e ainda com potencial auxílio financeiro à execução de projetos, o VIRTUS se torna uma opção única no Brasil em suas áreas de atuação, apresentando-se como parceiro preferencial de empresas que buscam, em um mesmo lugar, a convergência entre excelência de pesquisa e a entrega de valor para o mercado em forma de produtos e novos negócios.

Nesse sentido, a diretora geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Procópio Garcia, destacou que “ o VIRTUS foi concebido para acolher de imediato 150 profissionais altamente qualificados (graduados, mestre e doutores), dispondo de equipamentos de última geração, segurança da informação e diversas salas de vídeo conferência para garantir comunicação constante e irrestrita com os clientes globais. Foram investidos R$ 3,5 milhões de reais para a obtenção destas instalações, com recursos oriundos da parceria com a iniciativa privada”.

“O VIRTUS – que já inicia a sua operação com uma carteira de projetos contratados acima de 18 milhões de reais – será responsável pela fixação de mais de 200 profissionais, totalizando R$ 10 milhões de reais em gastos diretos por ano” reforçou .
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.