Política

Frei Anastácio: “enquanto Bolsonaro ‘mente’ sobre controle de desmatamento, a Amazônia arde em fogo”


15/11/2021

Deputado Frei Anástacio (PT/PB) -Foto: Cleia Viana, Câmara dos Deputados)

Portal WSCOM



O deputado federal Frei Anastácio (PT) reagiu contra declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), que nesta segunda-feira (15) afirmou para investidores em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que os ataques que o Brasil sofre em relação à Amazônia são injustos, e que 90% da floresta estaria preservada.

Segundo o parlamentar paraibano, o presidente Jair Bolsonaro ‘mente’ para o mundo, ao afirmar que o desmatamento ilegal está sob controle, quando a floresta amazônica teve o maior avanço nas queimadas sofridas desde 2015.

“O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep) revelou que a Amazônia Legal teve 876,6 km² destruídos pelo fogo, enquanto Bolsonaro divulgava fake news para o mundo”, disse o deputado.

O parlamentar destacou que os números assustadores foram divulgados justamente no mesmo período de encerramento da COP26, que foi a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, na Escôcia. “Durante o encontro, Bolsonaro divulgou que o Brasil iria acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia, até 2028. Enquanto isso, o fogo avançava com aumento de 5%,em relação a outubro do ano passado”, frisou.

LEIA MAIS
Bolsonaro diz para investidores em Dubai que Amazônia está 90% preservada: “é uma floresta úmida, não pega fogo”, diz

Avanço de 9,5% no desmatamento

Frei Anastácio informou que no acumulado de janeiro a outubro deste ano, a floresta já sofreu uma baixa de 7.892 Km² de desmatamento. “Os estudos mostram que de 2019, quando Bolsonaro assumiu o poder, até o ano passado, o desmatamento avançou 9,5%. É um governo que faz de tudo para facilitar o avanço do agronegócio e a ação de madeireiros e garimpeiros ilegais, que invadem até as terras indígenas”, afirmou.

O congressista destacou que um grupo de 200 cientistas já alertou que o desmatamento na Amazônia é muito grave. “Os cientistas apontam que é preciso frear o desmatamento, para que a estabilidade da floresta não seja comprometida. Mas, o que a gente assiste no Brasil, é o governo acabar com os mecanismos de fiscalização e cortando orçamento dos órgãos ambientais. Além disso, o que o governo faz é divulgar mentiras e promessas falsas”, concluiu.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.