Futebol
Fred volta ao Engenhão atrás da marca de Loco
Loco
20/02/2015

Os tricolores queriam jogar o primeiro clássico do ano no Maracanã, sua casa. A divergência com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e o Vasco, no entanto, levou o duelo para o Engenhão. O Fluminense não joga no estádio desde março de 2013, mas tem boas recordações do local. Em especial, o capitão Fred.
Depois de se tornar o maior goleador do Novo Maracanã – com 20 gols, ao lado de Hernane, ex-Flamengo -, Fred também pode ser o maior artilheiro do Engenhão. Em 58 jogos disputados, ele marcou 39 vezes, e está perto do ex-botafoguense Loco Abreu, que tem 41. Nestas 58 partidas, o atacante teve 29 vitórias, 17 empates e 12 derrotas. A média de gols do jogador pelo Fluminense nos estádios é praticamente a mesma. No Maracanã, ela é de 0,66 por partida. No Engenhão, sobe para 0,67.
Foi no Engenhão que o camisa 9 viveu suas maiores emoções com a camisa tricolor, como a conquista do Brasileiro de 2010 e do Carioca de 2012. No título Brasileiro de 2012, o estádio também foi onde o Fluminense mandou seus jogos.
– Me sinto bem no Engenhão, jogamos lá três ou quatro anos. Conhecemos bem o estádio, o campo… Como houve a troca depois (pelo Maracanã), vamos dar uma estranhada, mas é só nos primeiros dez minutos. Quero é fazer gol, mesmo se for de canela, de pênalti… – afirmou Fred.
Para conseguir ser o maior artilheiro do Engenhão no próximo domingo, Fred terá que passar pelo goleiro do Vasco, Martin Silva. Os dois já se encontraram três vezes, todas no Carioca de 2014, e o camisa 9 marcou em duas oportunidades. Mas não conseguiu vencer nenhum dos confrontos – dois empates e uma derrota.
Quando Martin Silva ainda defendia o Olimpia, Fred o enfrentou na Libertadores. E o atacante tricolor lembrou de um acidente que teve.
– Ele fraturou minha costela na Libertadores (risos). Sem maldade. Já admirava ele. Para fazer gol nele tem que mirar perto da trave, se posiciona bem. Vou fazer de tudo para fazer os gols e vencer para quebrar isso (não conseguir vitória).
O Fluminense é o quarto colocado do Carioca com 12 pontos, um à frente do Vasco.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.