Justiça
Fred Coutinho participa da 5ª etapa do projeto ‘Gestão em Movimento’ na comarca de Guarabira
27/05/2025

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840
Da Redação
Com foco em ações concretas e na escuta ativa de juízes(as) e servidores(as), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, participou, na manhã desta segunda-feira (26), da quinta etapa do projeto ‘Gestão em Movimento’. A iniciativa foi realizada na comarca-sede da 6ª Circunscrição Judiciária, em Guarabira, no Fórum ‘Dr. Augusto Almeida’.
O projeto, da Presidência do TJPB, tem como objetivo conhecer de perto a realidade dos fóruns e das atividades jurisdicionais, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades locais. A iniciativa prevê visitas às seis comarcas-sede de circunscrição do Estado, com a participação da Mesa Diretora, juízes auxiliares, diretores e gerentes de áreas estratégicas.
A 6ª Circunscrição abrange, além de Guarabira, as Comarcas de Alagoinha, Araruna, Bananeiras, Belém e Solânea. Antes de Guarabira, o projeto já passou pelas comarcas-sede de Sousa, Cajazeiras, Patos e Campina Grande. A última etapa está prevista para acontecer sexta-feira (30), às 8h30, na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), em João Pessoa.
O desembargador Fred Coutinho afirmou que é fundamental visitar cada comarca, dentro do possível, e, assim, ouvir diretamente magistrados(as) e servidores(as) para entender suas dificuldades. “Uma coisa é receber um documento impessoal, enviado eletronicamente; outra, completamente diferente, é enfrentar a realidade concreta e muitas vezes difícil que se vive em cada comarca”, disse o presidente, completando que o Poder Judiciário precisa atender bem os jurisdicionados.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Batista Barbosa, parabenizou mais uma vez o presidente da Corte pela iniciativa e pela capacidade de reunir uma equipe altamente qualificada para o projeto. “A cada dia, tenho me afinado mais com todos e fico cada vez mais admirado com o trabalho realizado pela equipe”, comentou.
O presidente do Comitê Gestor de Priorização do 1º Grau, desembargador José Ricardo Porto, destacou que o Gestão em Movimento aproxima cada vez mais o Judiciário não apenas dos(as) servidores(as) e magistrados(as), mas também da população em geral. “A proposta está permitindo o levantamento de dados, estatísticas e informações valiosas, que chegam diretamente à administração central. Com base nesse material, será possível elaborar um plano estratégico, abrangente e eficaz para todo o Estado, alinhado às reais necessidades apontadas por quem vive o dia a dia da Justiça. Afinal, nosso compromisso maior é com aqueles que buscam no Judiciário a efetiva realização de seus direitos”, enfatizou.
A juíza Higia Antonia Porto Barreto, diretora do Fórum de Guarabira, parabenizou, também, a Mesa Diretora pela iniciativa de se fazer presente nas comarcas, promovendo a aproximação com magistrados(as) e servidores(as), ouvindo suas necessidades e conhecendo de perto tanto a estrutura física quanto às principais demandas locais. “Sem dúvida, é um passo importante para compreender e buscar soluções eficazes para os problemas enfrentados”, falou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Carol Leal, gerente de Projetos e Estratégias do TJPB, fez uma avaliação positiva da iniciativa. Segundo ela, durante as etapas, ficou evidente o quanto servidores(as) e magistrados(as) sentem falta dessa proximidade. “Embora o mundo virtual tenha encurtado distâncias, ele ainda é impessoal e, muitas vezes, insensível. Estar fisicamente presente, oferecer um abraço, uma conversa olho no olho, isso faz com que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas reais necessidades, especialmente as mais básicas de cada comarca. Nota-se também um forte senso de pertencimento institucional. As demandas apresentadas não são apenas individuais, mas voltadas ao fortalecimento da própria instituição. Isso tem sido extremamente positivo”, disse.
Representando os servidores(as), a Tereza Monteiro afirmou que um tribunal unido é um tribunal próspero. “Agradeço ao desembargador Fred Coutinho pela sensibilidade de ouvir as demandas de cada comarca, cada juiz e cada servidor”, falou.
Durante a programação, magistrados(as) e servidores(as) participaram da dinâmica ‘Presidente por um Dia’. A atividade visa estimular o pensamento estratégico, promover empatia em relação aos desafios enfrentados pela alta administração e contribuir para a definição de prioridades institucionais a partir da perspectiva dos próprios servidores.
Divididos em equipes, os(as) participantes indicaram as prioridades que adotariam se estivessem na presidência do TJPB. Em seguida, um representante de cada grupo apresentou as metas definidas: Joelson Machado, Elane Alves, Tereza Monteiro e Daniele de Barros.
O juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, juntamente com outros diretores do TJPB, respondeu a perguntas previamente enviadas por magistrados(as) e servidores(as), reunidas pela Diretoria de Governança e Gestão Estratégica com base nas principais demandas da 6ª Circunscrição. A pauta da sustentabilidade também é tema do evento. A temática foi abordada pela servidora Viviane Sousa.
Presença – Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Leonardo Paiva e Aparecida Gadelha. Também estiveram presentes os diretores Robson Cananéa (Especial), Izabel Nóbrega (Finanças), Fernando Antério (Administrativo), Thiago Bruno (Jurídico), Einstein Roosevelt (Gestão de Pessoas), Eduardo Faustino (Processo Administrativo), Bruno Oliveira (Governança e Gestão Estratégica) e Daniel Melo (Tecnologia da Informação), além do gerente Flávio Romero (Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma-PB).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.