Cultura

França receberá o 1º Festival Internacional do Forró de Raiz; Nordeste busca o reconhecimento do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.


12/08/2025

Por Gabriel Januário

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a cidade de Lille, na França, receberá o 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, um projeto que tem como finalidade difundir o ritmo tradicional nordestino pela Europa. Sendo parte da programação oficial da Temporada Brasil-França 2025, o festival é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura, o Consórcio Nordeste e mais instituições culturais francesas, a Lille 3000, o Museu de Belas Artes de Lille e a Câmara Municipal de Lille. 

Os primeiros nomes confirmados para o festival são os de Elba Ramalho, grande expoente da música nordestina ao redor do mundo; Santanna, ‘o Cantador’, importante intérprete da cultura nordestina pelo Brasil e o músico Mestrinho, ilustre sanfoneiro da nova geração que é um nome de peso da manutenção do forró tradicional entre o público mais jovem.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, explica que durante o festival, um protocolo de cooperação entre os nove estados do Nordeste será assinado com o intuito de consolidar a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. 

“Desde 2023, a Paraíba tem conduzido esse processo em âmbito nacional, junto aos demais estados e com o apoio do Governo Federal, por meio do Iphan. Agora buscamos consolidar a candidatura do forró e garantir que essa grande expressão cultural brasileira também seja reconhecida internacionalmente”, explicou João. 

Já o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, destacou a importância da ação:  “Essa é uma oportunidade histórica de promovermos internacionalmente uma expressão cultural genuinamente nordestina. E esse passo estamos dando de forma coletiva, reunindo os nove estados do Nordeste”, completou.

Oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes, aulas de dança e debates sobre a história e os desdobramentos contemporâneos do forró, envolvendo tanto o público francês quanto a comunidade brasileira residente na Europa, também estão previstas na programação e prometem uma valiosa troca de experiências, saberes e vivências.

O evento recebe ainda a chancela como evento participante da Temporada Brasil-França 2025, sob coordenação do Institut Français e do Governo da França, além do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores. 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.