Entretenimento

Fotógrafa inglesa dá palestra hoje sobre ensaio feito na paraíba há 50 anos

PALESTRA NA UFPB


08/08/2016

Acontece nesta segunda (8) a palestra “Caranguejeiras volta ao passado 50 anos”, com a fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat. O evento inicia às 19h no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. Além de palestra com relatos da experiência na realização do ensaio “Caranguejeiras”, ocorrerá também a exibição de vídeo mostrando um traçado sintético da trajetória fotográfica da inglesa em geral.

Maureen Bisilliat é uma fotógrafa e documentarista que nasceu na Inglaterra em 1931, mas se considera brasileira desde 1352, ano em que chegou ao nosso país. Cursou pintura e mais tarde iniciou na fotografia, tendo atuado por dez anos nas revistas Realidade e Quatro Rodas em atividades de fotojornalismo.

Foi para a revista Realidade, da Editora Abril, onde ela realizou o ensaio “Caranguejeiras”, retratando mulheres catadoras de caranguejos na aldeia paraibana de Livramento. “Foram os homens que nos levaram (Audálio e eu) para a aldeia do Livramento, no Estado da Paraíba, em julho de 1968. Catadores de caranguejos saíam cedo na primeira luz, levando sua canoas pelas águas grossas do estuário até chegar ao mangue. No entanto são as mulheres os fundamentos da nossa história. Entrando em cena o sol caído, contornam o rio perto do arraial” conta Maureen.

As fotografias do ensaio fazem parte de “Equivalência/Aprender Vivendo”, documentário autobiográfico (ainda em fase de edição), que representará uma viagem no tempo a lugares fotografados no passado, revisitados e documentados 50 anos depois.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //