Paraíba
Fórum em JP defini 80 estratégias de prevenção à violência
Segurança
19/05/2013
Durante dois dias aconteceu em João Pessoa o I Fórum de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). De acordo com o secretário de Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Geraldo Amorim, os debates realizados proporcionaram o surgimento de 80 diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.
“Diversos segmentos da sociedade participaram dos debates e nosso objetivo foi apontar os problemas relacionados à violência e propor uma solução. Todos nós estamos preocupados em combater essa problemática social de forma eficiente e para isso a participação da sociedade é fundamental. Dos debates tiramos oitenta diretrizes – que podem ser estratégias de combate à violência – para compormos o Plano Municipal de Segurança”, disse o secretário.
Neste sábado, os debates foram divididos em quatro grupos: Promoção da Cidadania, Prevenção as Drogas, Mediação de Conflitos e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e LGBT. De acordo com Geraldo Amorim, entre as 80 estratégias apontadas estão a criação de instâncias de mediações de conflitos em comunidades, bases comunitárias, campanha de prevenção as drogas nas escolas, campanha de conscientização de gêneros, raça, religião, e ainda respeito aos idosos, mulheres e crianças.
A presidente da Associação de Cidadania e Inclusão Social, do bairro Gervásio Maia, Josefa Maria Conceição Pereira, participou dos debates e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de realizar o Fórum. “Foi um encontro com debates importantes e bastante proveitosos. A violência é um dos maiores problemas que nossa sociedade está enfrentando, principalmente causado pelo ‘Crack’. Considero um avanço a Prefeitura está debatendo conosco maneiras para traçar estratégias que visam devolver a qualidade de vida da população”, declarou.
O evento, que foi aberto na noite da última sexta-feira (17) pelo prefeito Luciano Cartaxo, foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa. Mais de 300 pessoas participaram do encontro, entre entidades de classe, ONGs, líderes religiosos, representantes de diversos poderes e sociedade civil.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.