Paraíba
“Fora da mira”: Paraíba é o 4º estado com menos tentativas de golpes
18/03/2025

(Foto: Reprodução)
Portal WSCOM
Do total de tentativas de fraudes ocorridas no Brasil no ano passado, 2.281.282 foram registradas nos estados do Nordeste, representando 19,8% do total nacional. Mesmo com os números alarmantes em outros estados, como a Bahia com quase 500 mil casos evitados, a Paraíba apareceu em quarto lugar, com 157.108 casos evitados.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Cenário Nacional
Em 2024, o Brasil registrou 11.509.214 tentativas de fraude, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. Isso equivale a uma ocorrência a cada 2,8 segundos. Considerando o recorte por faixa etária, embora a maior parte das diligências tenha ocorrido entre brasileiros de 36 a 50 anos (33,4%), o maior aumento foi nas investigações direcionadas a idosos acima de 60 anos (11,9%).
Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, e referem-se a casos evitados por tecnologias capazes de autenticar os usuários. Veja nos gráficos abaixo a evolução do acumulado em 2024 e a comparação com o ano anterior.
Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa Experian, Caio Rocha, o crescimento dessas investidas reflete a sofisticação dos ataques digitais e a necessidade contínua de aprimoramento das prevenção. “A análise de dados e o uso de tecnologia são essenciais para mitigar esses riscos. Os fraudadores estão cada vez mais ativos e constantemente aprimorando suas táticas, tornando a prevenção um desafio contínuo. Soluções como as investidas pela datatech, dedicadas a aplicar camadas de autenticação, se tornam indispensáveis para antecipar e bloquear ameaças antes que causem prejuízos aos consumidores e às empresas”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.