Economia & Negócios

FMI prevê retração de 1% da economia brasileira em 2015

Em 2015


11/04/2015

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 1% da economia brasileira em 2015, uma retração significativa em relação ao estimado anteriormente. Em janeiro, o órgão previa um crescimento de 0,3% para o PIB do país. Em relatório divulgado nesta sexta-feira, o FMI diz que a desaceleração se dará em meio a um contexto de políticas fiscal e monetária mais restritas e aos cortes de investimento da Petrobras.

Por outro lado, os diretores do FMI dizem que o sucesso na implementação do ajuste fiscal e outras medidas podem contribuir para o fortalecimento da confiança, ajudando a atrair investimentos no fim de 2015, dando as bases para a volta do crescimento em 2016.

No documento, o FMI também diz que seus diretores encorajam o fortalecimento da governança para empresas estatais e consideram isso uma "prioridade imediata" para lidar com problemas da Petrobras.

Diretores também concordaram, de uma maneira geral, com a manutenção do aperto monetário. Eles receberam de forma positiva o comprometimento com a meta de inflação e prontidão para tomar novas medidas de forma a não ameaçá-la.

Relatório – Os países membros do Fundo recebem geralmente todos os anos uma visita de funcionários que recolhem informações financeiras e econômicas e discutem com as autoridades a evolução da economia e as políticas. Ao retornar a Washington, os funcionários elaboram um documento que serve de base para discussão da diretoria executiva da entidade.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //