Futebol

Flu usa mobilização da torcida em ‘tapetão’ para elevar número de sócios

'Tapetão'


26/12/2013



O Fluminense quer aproveitar a mobilização da sua torcida durante o julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que pode rebaixar a Portuguesa e manter a equipe carioca na série A do Brasileirão. Alvo de provocações de rivais em redes sociais, o time carioca tem fortalecido o vínculo com os tricolores e espera que a polêmica no torneio nacional sirva de combustível para um crescimento no programa de sócio-torcedor.

A diretoria prevê ações no Instagram e site oficial utilizando slogans como ‘o orgulho tricolor’ e ‘Fluminense para sempre’. Além disso, a intenção é realizar eventos com ex-jogadores para torcedores que se associarem nos próximos meses, período mais fraco para os clubes no crescimento do sócio-futebol.

Sem nenhuma campanha especial para associação, o clube das Laranjeiras conseguiu mais 138 novos torcedores para o plano em dezembro. No mesmo período, o Botafogo, classificado à Libertadores, não somou nenhum registro novo. O Flamengo, que também garantiu vaga no torneio internacional, perdeu 1315 sócios. Entre os cariocas, apenas o Vasco teve desempenho melhor, com 244 adesões no período. Os números são do site "Histórico Futebol Melhor".

"Nós temos que avaliar com calma as reações ao julgamento, mas o departamento de marketing deve reforçar no torcedor o orgulho de ser tricolor. Estamos estudando a integração de mídias sociais e o programa de sócio-futebol. Se crescemos num período sem jogos, podemos impulsionar ainda mais com essa união que a torcida demonstrou", disse o gerente de marketing do Fluminense, Alexandre Vasconcellos.

Os tricolores têm relatado agressões de rivais por conta do desfecho do torneio nacional e fizeram até um protesto contra o tratamento da imprensa sobre o caso. A equipe carioca chegou a oferecer auxílio jurídico para torcedores que sofreram algum tipo de violência física. O Fluminense também divulgou nota oficial em repúdio ao tratamento do clube.

Os investimentos em publicidade para o plano de associação estão ‘congelados’ por conta da resolução fiscal do clube. O Fluminense conseguiu acordo que envolve o parcelamento da dívida com a Fazenda Nacional, mas ainda não assinou o documento com a AGU Advocacia Geral da União) por conta da questão do STJD e do fim de ano. A expectativa da diretoria é que a questão aliviará o fluxo de caixa e permitirá ações mais agressivas em 2014.

Outro trunfo que só poderá ser utilizado pela diretoria em 2014 é a contratação do meia argentino Conca. O jogador assinará contrato só no dia 6 de janeiro, quando será apresentado em uma festa para a torcida – a diretoria cogita até utilizar o Maracanã. Depois disso, o armador será escalado para campanhas de sócio-torcedor e outras atividades de marketing.


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