Futebol

Flamengo não corre risco de perder mando de campo por causa de sinalizador, diz

Copa do Brasil


31/10/2013

O torcedor do Flamengo pode ficar tranquilo. O clube não tem risco de perder o mando de campo em uma eventual final da Copa do Brasil por causa do sinalizador levador por torcedores rubro-negros na partida contra o Goiás, no Serra Dourada.

O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmidt, esclareceu que o clube será denunciado no artigo 191, que proibe artefatos pirotécnicos nos estádios, e não pelo 213, quando um objeto é atirado no gramado.

A diferença é que apenas no último caso a pena é de perda de mando de campo. Pelo ocorrido, o Flamengo pode apenas ter de pagar uma multa de até R$ 100 mil. O clube se apressou para identificar os torcedores que portavam o artefato para ter mais elementos em uma eventual defesa.

—A detenção do torcedor só inviabiliza a denúncia no caso do artigo 213, que isenta o clube de responsabilidade. Nesse caso é enquadrado no 191, então o clube vai responder. Pelo estatuto do torcedor, não pode entrar com sinalizador no estádio. Mas não vai perder mando de campo — esclareceu Paulo Schmidt.

No ano passado, o Flamengo foi punido pelo STJD por causa de sinalizadores atirados no gramado no jogo contra o Atlético-GO, no Serra Dourada. Desta vez sim enquadrado no artigo 213. Mas na ocasião o clube conseguiu efeito suspensivo.

Nesta quinta-feira, o árbitro Wilson Luiz Seneme relatou na súmula eletrônica que a presença do sinalizador o fez interromper o jogo com o Goiás.

– Informo que aos 43 minutos do 1º tempo, a torcida da equipe do C.R. Flamengo utilizou sinalizadores, sendo necessário a paralisação da partida. O jogo só foi reiniciado após os sinalizadores terem sido apagados – escreveu o juiz.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //