Futebol

Flamengo e Vasco estreiam hoje

Carioca 2013


19/01/2013



 O Estadual do Rio começará neste final de semana com os quatro grandes em momentos distintos. Enquanto o Fluminense parece não se interessar pelo Carioca para priorizar a Libertadores, Flamengo, Vasco e Botafogo lutam contra a instabilidade e precisam do título para se afirmar em 2013.

O Flamengo será o primeiro a entrar em campo e enfrentará no sábado o Quissamã, às 17h, no Engenhão. Pouco depois (19h30), o Vasco será visitante contra o Boavista em Volta Redonda. No domingo, o Fluminense pegará o Nova Iguaçu em São Januário às 17h, enquanto Botafogo e Duque de Caxias duelam às 19h30 também no Engenhão.
 

FLAMENGO TESTA ‘IMUNIDADE’ DA NOVA DIRETORIA COM TIME MODESTO

Mesmo sem um grande time e com inúmeros problemas financeiros rondando o clube, o Flamengo inicia a disputa do Carioca para dar uma resposta à sua torcida. Mais que manter a hegemonia de títulos no Estado – 32 contra 31 do Fluminense -, o rubro-negro quer manter viva a esperança de mudanças breves no clube.

Imune à críticas até o momento pela grande rejeição à antiga gestão, a nova diretoria sabe que não pode demorar a transformar as promessas de campanha em resultados. Um fracasso no Carioca poderá simbolizar o fim da lua de mel entre o presidente Eduardo Bandeira de Mello e os torcedores, que estão com a nova diretoria.

O trabalho, porém, não será nada fácil. O clube perdeu dois dos principais jogadores da última temporada – Vagner Love e Wellington Silva – e tem dificuldades no mercado para repor as importantes peças. O volante Elians e as apostas Gabriel (meia), ex-Bahia, e João Paulo, que atuou na Ponte Preta em 2012, são as esperanças.

Para a partida de estreia, no próximo sábado, o rubro-negro ainda não contará com sua força máxima. Com reforços recém-apresentados e alguns dos principais jogadores longe da forma física ideal, o time do técnico Dorival Júnior terá uma formação recheada de jovens e promessas.


BOTAFOGO QUER SUPERAR CRISE ENTRE TREINADOR E TORCIDA

O Botafogo mira títulos expressivo em 2013, mas a conquista do estadual não foi descartada pela equipe. Pelo contrário. O clube mira o título regional para apaziguar a ira da torcida com o técnico Oswaldo de Oliveira.

O treinador, inclusive, é fã do Carioca e acredita que sua conquista será importante para dar tranquilidade aos atletas. Segundo ele, a competição deve ser encarada como prioridade, pois tem o poder de minar a confiança da torcida, como ocorreu em 2012 com a goleada sofrida na final para o Fluminense por 4 a 1.

“O Carioca é importantíssimo. Batemos na trave no ano passado e não queremos deixar escapar agora. A derrota para o Fluminense foi doída e nos atrapalhou por um tempo. Queremos o título em 2013 para ganharmos ainda mais confiança e desenvolver um trabalho eficiente no ano”.

Apesar do Carioca não ser menosprezado, o principal objetivo do Botafogo na temporada é se classificar para a Libertadores e voltar a disputar a competição internacional após 17 anos.

“O torcedor nos cobra títulos. Queremos ganhar tudo, Brasileiro, Copa do Brasil e também o Carioca, claro. Nossa principal meta é voltar à Libertadores, mas para isso temos que estar em um nível competitivo. Estamos muito confiantes no nosso potencial”, disse o zagueiro Antônio Carlos.


VASCO PRIORIZA CARIOCA E QUER FIM DE JEJUM DE DEZ ANOS

No próximo sábado, o Vasco estreia em mais uma edição do Campeonato Carioca. O clube prioriza a competição e tem o objetivo de findar o jejum de dez anos sem conquistar o estadual – a última vez foi em 2003. A comissão técnica aposta nas lideranças de Dedé, Wendel, Carlos Alberto e Tenorio para escrever uma história diferente.

No ano passado, o Cruzmaltino “morreu na praia”. O time chegou às finais dos dois turnos, porém, nada conquistou. Desta vez, o elenco vê o torneio aberto pela igualdade de forças com Flamengo e Botafogo, além de o Fluminense teoricamente priorizar a Libertadores.

O principal atrativo do Gigante da Colina está fora de campo. O trio Gaúcho, Ricardo Gomes e René Simões é responsável por resgatar o bom trabalho feito em São Januário no ano de 2011. Como a última temporada foi tumultuada, sobretudo pelos problemas financeiros, o projeto foi reformulado e ainda está no início.

Para a partida contra o Boavista, sábado, às 19h30, em Volta Redonda, o Vasco não terá o time completo, já que muitos jogadores ainda aprimoram a forma física e o lateral direito Elsinho se lesionou no treinamento da última quarta-feira. Com o discurso de união, o Cruzmaltino aposta na superação para voltar a levantar a taça.


FLUMINENSE DEIXARÁ O CARIOCA EM SEGUNDO PLANO

O Fluminense começa 2013 com a responsabilidade de defender o título Carioca e o favoritismo pelas conquistas da temporada passada, mas priorizando a Libertadores. O time das Laranjeiras também poderá igualar o número de títulos estaduais do Flamengo: 31 a 32.

O planejamento do time comandado por Abel Braga será voltado para conquistar os dois campeonatos, mas usando a maioria dos ‘medalhões’ na Libertadores, como em 2012. Os titulares só devem estrear na 3ª rodada. O período será utilizado para preparar melhor o grupo.

A estratégia de utilizar os reservas nas partidas iniciais, porém, pode aumentar a briga por posições no elenco. Contratado no início do ano, Wellington Silva fez boa pré-temporada e pode ameaçar Bruno na lateral direita. Boa parte do grupo que estreará é formada nas categorias de base do tricolor ou chegou para reforçar o elenco.

Os titulares devem ser utilizados com mais frequência nas fases decisivas da Taça Guanabara e Taça Rio, caso o Fluminense consiga avançar. No ano passado, o Tricolor perdeu Deco por lesão na segunda partida da final, após ter goleado o Botafogo no primeiro jogo. O técnico Abel Braga confessou que se arrependeu da escalação e deve utilizar o meia e o atacante Fred com moderação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //