Saúde

‘Fiquei muito animada’, diz Dilma sobre MP do Mais Médicos

MP Mais Médicos


09/10/2013



A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (9) ter ficado “muito animada” com a aprovação pela Câmara dos Deputados do texto principal da Medida Provisória que institui o programa Mais Médicos.

“Fiquei muito animada com a votação dos Mais Médicos”, disse a presidente a jornalistas antes de deixar a Câmara dos Deputados, onde esteve nesta manhã para participar de uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal.

A votação desta terça durou 7 horas e 35 minutos devido às tentativas da bancada ruralista e da oposição de adiar a aprovação da matéria. Ainda faltam ser analisados 13 destaques (propostas de exclusão de trechos da MP). O presidente da Casa Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) marcou para esta quarta (9) a análise dos destaques.

Lançado em 8 de junho deste ano pela presidente Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes.

A proposta permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma. Os profissionais receberão uma bolsa mensal de R$ 10 mil, mas não terão direito a direitos trabalhistas, como férias, 13º salário ou contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Ao deixar a Câmara, Dilma se recusou a responder perguntas de jornalistas sobre a aliança entre a ex-senadora Marina Silva e o presidente do PSB, Eduardo Campos, que deverão compor uma chapa para disputar as eleições presidenciais de 2014.

Ela também não quis falar sobre o resultado acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que pela primeira vez em 12 meses ficou abaixo de 6%, conforme divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Questionada sobre esses assuntos, ela limitou-se a dizer aos jornalistas: “estou numa fase de grandes beijos”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.