Automobilismo

FIA revisa lista e adia veto de mensagens de rádio para temporada 2015

Automobilismo


19/09/2014

 A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta sexta-feira uma versão revisada da lista de mensagens de rádio proibidas na Fórmula 1. Agora, de acordo com a entidade, o veto – que se estende também às mensagens via placas – são restritas apenas ao desempenho dos pilotos.

A lista anterior continha também vetos às mensagens referentes ao desempenho dos carros em treinos e corridas. A FIA pretende implantar esta segunda parte da proibição, mas ela entrará em vigor apenas na temporada 2015.

Em termos práticos, isso quer dizer que pilotos e equipes podem conversar normalmente sobre questões como tempos de volta, diferenças de tempos entre pilotos, escolha de pneus e estratégias de corridas, por exemplo. Por outro lado, estão vetadas mensagens a respeito de questões como a relação de marchas, estabilidade na frenagem e uso do DRS em ultrapassagens, entre outros detalhes do carro.

"A lista anterior foi revisada depois que a FIA se encontrou com chefes de equipes em CIngapura e decidiu adiar a restrição das mensagens referentes ao desempenho dos carros para a próxima sessão devido à complexidade de introduzir tal veto a curto prazo e aos potenciais diferentes efeitos entre os times", justifica o comunicado emitido nesta sexta-feira.

O veto às mensagens de rádio foi determinado em acordo com o artigo 20.1 do regulamento de competições, segundo o qual "o piloto deverá conduzir seu carro sozinho e sem auxílios".

Confira a lista atualizada de mensagens vetadas:

– Trajetórias de pilotagem nos circuitos

– Contatos com zebras

– Ajustes do carro para curvas específicas

– Detalhes (comparativos ou absolutos) sobre setores da volta de outros pilotos

– Comparações com a velocidade em curva de outros pilotos

– Seleção de marchas (em geral ou em comparação com outros pilotos)

– Pontos de frenagem

– Dados de frenagem comparado a outros pilotos

– Estabilidade na frenagem

– Aceleração em geral ou comparada a outros pilotos

– Uso do DRS em comparação a outro pilotos

– Uso de qualquer botão de ultrapassagem

– Técnicas de pilotagem em geral



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //