Entretenimento

Festival de Teatro retorna a Mangabeira após recursos de emenda impositiva


12/11/2019



Portal WSCOM

O Festival de Teatro de Mangabeira – Cena Rua, após dois anos ocorrendo no Teatro Lima Penante pela indisponibilidade de espaços, está de volta ao maior bairro de João Pessoa. A 7ª edição do evento ocorrerá na Praça Coqueiral a partir desta quinta-feira (14) e irá até o domingo (17) com a apresentação de oito espetáculos, incluindo a presença de companhias de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O retorno do festival ao bairro é fruto de uma emenda impositiva do vereador Tibério Limeira que destinou recursos ao evento através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjop).

O festival teve início no ano de 2012, a partir de uma ação independente e como parte do 1° Festival de Teatro e Dança de Mangabeira. Ao longo desses anos, o Cena Rua cresceu, ganhou corpo e visibilidade, contudo, nos últimos dois anos esteve longe de seu local de origem, mas agora retorna para Mangabeira com a maior edição de sua história.

O evento é caracterizado como um processo de formação de platéia, objetivando fomentar a arte e a cultura, o festival proporciona uma reflexão crítica para a população. Fortalecendo uma cultura de vivencia com o teatro para pessoas que, em muitos casos, passam a ter contato com o cenário teatral paraibano e também em nível nacional pela primeira vez.

Na 7ª edição, as apresentações serão realizadas na Praça do Coqueiral. Os espetáculos que estão na programação deste ano foram selecionados por um processo público via edital que cobrirá as despesas das companhias teatrais e seus cachês através do patrocínio viabilizado pela Funjope, a partir da Emenda Impositiva aprovada pelo vereador Tibério Limeira na Câmara Municipal de João Pessoa.

Segundo Jamil Richene da Companhia de Teatro Sol Luar, o diferencial desse ano, além do retorno para o bairro após dois anos, é que dessa vez a organização do festival terá condições adequadas para garantir uma estrutura qualificada para o evento, incluindo pela primeira vez o cachê para os artistas e a infraestrutura necessária para deslocamento das companhias de fora para o estado, dando um caráter nacional ao Festival Cena Rua de Mangabeira.

“Tudo isso só foi possível graças ao aporte financeiro oriundo da emenda impositiva que viabilizou a possibilidade de elevação do patamar do festival e transformou esse retorno para o seu local de origem em um verdadeiro presente para a população de Mangabeira e de toda João Pessoa”, afirmou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //