Cinema

Fest Aruanda encanta João Pessoa e abre as portas para sua 18ª edição celebrando o cinema nacional


01/12/2023

(Foto: Mano de Carvalho)

Portal WSCOM

18ª edição do Fest Aruanda – que tem chancela da UFPB, patrocínio master do Grupo Energisa, patrocínio do BNB Cultural e Cagepa, e Copatrocínio da PBGás e Armazém Paraíba – será realizado de 30 de novembro a 6 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) com entrada franca ao público nos três turnos (manhã, tarde e noite).

A produção do evento, capitaneada pela Bolandeira Arte & Films, anuncia a seleção da sua 18ª. Edição/2023.

A 18ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, foi aberta nesta quinta-feira (30) em João Pessoa, na Paraíba. O evento contou com a presença de autoridades, patrocinadores e artistas, que destacaram a importância do festival para o fortalecimento do audiovisual paraibano e brasileiro. Sala lotada com quase 500 pessoas.

A solenidade de abertura foi realizada no Cinépolis Manaíra Shopping, com a exibição dos filmes “Aruanda”, de Linduarte Noronha (1960), e “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper (2023).

Em um conjunto rítmico de cultura, também tivemos o lançamento dos livros, “Os Sonhos Não Envelhecem: Histórias do Clube da Esquina” e “De Tudo se Faz Canção: 50 Anos de Clube da Esquina”, com a presença do autor Márcio Borges autografando os livros.

A 18ª edição do Festival Aruanda homenageia os atores naturais do filme “Aruanda” (1960), de Linduarte Noronha. Antônia Carneiro dos Santos e Erico Paulino Carneiro, que participaram do longa-metragem, receberam o prêmio das mãos do cineasta Lúcio César e da atriz Norma Goes, que reforçou a potência do cinema negro: “O cinema negro está sendo produzido”.

O governador da Paraíba, João Azevedo, reafirmou o compromisso com o audiovisual paraibano e disse, em primeira mão, que o estado irá destinar recursos para a plataforma Aruanda Play, serviço de streaming que exibe ampla gama de conteúdos audiovisuais com selo paraibano de produção.

Rejane Nóbrega, representante do Ministério da Cultura na Paraíba, destacou a importância do Fest Aruanda para a inclusão do cinema paraibano. “O festival é uma oportunidade para que os jovens e veteranos da Paraíba possam mostrar seu trabalho para o Brasil e o mundo”, afirmou. Para Izabel Carvalho, representante da Rede Paraíba de Comunicação, “O Festival Aruanda torna a reprodução dos sonhos de tantos jovens e veteranos possível”.

Os representantes das empresas patrocinadoras também discursaram e destacaram o apoio ao festival e o compromisso com a cultura paraibana. Durante a solenidade, o presidente da Cinépolis, Luis Gonzaga de Luca, recebeu o troféu Aruanda pelas mãos do governador João Azevedo.

Hoje, dia 01, a nossa programação está recheada. Temos debates, com atores do filme “Cangaço Novo”, série de sucesso no Amazon Prime, também teremos, sessões especiais com os filmes “O Cineasta da Selva” e “Amazonas”, lançamento do livro “A arte da Crítica” com a presença dos autores, e alguns filmes da Mostra Competitiva.

O Fest Aruanda segue até o dia 6 de dezembro, com uma programação que inclui mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha, Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Produção Independente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //