Entretenimento

Fernanda Young é enterrada sob aplausos em São Paulo


26/08/2019

Foto: Lucas Lima/UOL/Folhapres

O corpo de Fernanda Young foi enterrado neste domingo, às 17h, sob aplausos, após uma cerimônia íntima acompanhada apenas por amigos e familiares no Cemitério Congonhas, em São Paulo. O último adeus durou cerca de 10 minutos após 5 horas de velório. A escritora, roteirista e atriz morreu na madrugada de hoje depois de sofrer uma parada cardíaca após uma crise de asma em seu sítio, em Gonçalves, Minas Gerais. Ela tinha 49 anos de idade.

 

Cerca de 150 pessoas acompanharam o cortejo puxado pelos familiares mais próximos, o marido Alexandre Machado, a filha Estela May e a mãe Leila Quintanilha.

 

Além dos familiares, vários amigos que já trabalharam com Fernanda Young foram se despedir pessoalmente. A atriz Fernanda Nobre, que protagonizaria uma peça ao lado de Fernanda a partir de 12 de setembro, foi uma das primeiras a chegar.

Também acompanharam o velório e o enterro a cantora Marina Lima, a apresentadora Astrid Fontenelle, as atrizes Monica Iozzi, Maria Ribeiro, Marisa Orth e Flávia Garrafa, o estilista Alexandre Herchcovitch e a jornalista Lilian Pacce.

 

Coroas de flores com homenagens de amigos e parentes não paravam de chegar e começaram a ser colocadas do lado de fora do velório. Rita Lee e Roberto de Carvalho mandaram uma delas, assim como Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch, que trabalharam com Fernanda Young em Shippados.

 

Fernanda Nobre foi uma das primeiras a chegar. “A gente estava fazendo um processo para estrear no dia 12. Ela estava muito, muito feliz, agradecida. A gente estava com uma relação muito intensa, muito profunda”, disse Nobre ao chegar ao velório. “Que pena, era uma das maiores mulheres da nossa história da contemporaneidade. Me sinto muito agradecida por ter vivido e aprendido com ela.”

 

A atriz lembrou sobre o último encontro que teve com Young, anteontem. “A gente teve um ensaio fortíssimo, lindo. Estamos esgotados. Está para estrear, tudo muito intenso e forte. E ela foi com uma mochila de camping para o ensaio e um chapéu, parecia o Indiana Jones, falando que estava indo para o sítio dela descansar, para ter um momento, se conectar com a natureza, se reenergizar e voltar para a gente ensaiar na segunda-feira.”

 

Parceira de Fernanda Young em Surtadas na Yoga, do GNT, Flávia Garrafa diz que série viraria peça e filme. Ela fez um apelo após a morte repentina da escritora.

 

“Leiam os livros da Fernanda porque essa mulher tinha muito o que dizer. Vejam as peças, as séries. Esse momento era o que a gente estava precisando mais de Fernanda.”

 

Ela acompanhou o velório e o enterro da atriz e falou sobre a perda e o legado da amiga. “A Fernanda era uma super atriz, eu sempre falei isso pra ela. É a grande lição que fica para todos nós. A vida é um sopro e a gente fica pensando em problemas e vem a vida e faz pior. O que me preocupa agora são os filhos, o Alexandre [Machado, marido de Fernanda].”

 

Falando sobre o último encontro com Young em vida, Flávia contou que a amiga estava feliz e cheia de planos.

 

“A gente teve um almoço. Eu, ela e a Ana Sophia [que completa o trio de Surtadas na Yoga]. A gente estava armando para virar teatro e virar filme. A gente está com o argumento todo pronto, a Fernanda já tinha feito com a Juliana Rosenthal. E a gente fez um almoço no ano passado, todo mundo se encontrou, foi muito legal. Foi a última vez que a vi. Mas agora vou ver para sempre”, finalizou a atriz, bastante emocionada.

 

A diretora Mika Lins também manifestou choque com a perda da amiga. Ela dirigiu Young e Maria Ribeiro em uma leitura dramática do livro da amiga Pós-F para Além do Feminino e do Masculino.

 

“Ninguém pode imaginar que ela morreu. Uma uma grande mãe de crianças incríveis. Vai fazer muita falta. Uma super-roteirista, pessoa de se admirar. Aprendi a admirar e rir com ela. Tinha a capacidade de rir com ela mesma. Não dá para acreditar que uma mulher assim, tão produtiva, tão bacana, foi morrer tão jovem.”

 

Os familiares mais próximos de Fernanda Young não falaram com a imprensa ao chegar e foram diretamente para a capela onde o corpo está sendo velado. Muito emocionada, a mãe dela precisou ser amparada por outros familiares.

 

“Ela era brilhante, grande amiga, um coração gigante. De uma justiça enorme. Genial e inquieta”, lamentou Pacce.

 

Hoje apresentadora do Saia Justa, programa que também já teve Young no sofá, Astrid Fontenelle disse que a amiga vai deixar saudades.

 

“Ela vai deixar uma saudade eterna. Agora é dor, sobretudo porque era uma pessoa muito jovem, com quatro filhos, um deles pequeno. Já estou com saudades. Fiquei de ligar para ela na semana passada para falar que ia vê-la no teatro, porque sou uma pessoa que tem medo de teatro, mas que iria vê-la.” As informações são do UOL.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //