Entretenimento

Felipe Souza lança o livro “Lipe, o adolescente escritor” nesta terça

"Lipe, escritor"


07/12/2015



O escritor paraibano, Felipe Souza, retorna nesta terça-feira (15) à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, para mais uma edição do projeto Roda de Leitura. Na ocasião, ele irá lançar seu mais novo trabalho, intitulado “Lipe, o adolescente escritor”. A roda de leitura acontecerá na sala de convenções I, às 14h30, com entrada aberta ao público de todas as idades.

A coordenadora do projeto, Denise Paz, comentou que a Roda de Leitura tem o objetivo de disseminar a prática de leitura, ao mesmo tempo em que conduz os estudantes que visitam a casa para conhecer obras de escritores paraibanos. “Em março deste ano, o escritor veio à casa para apresentação o seu primeiro trabalho intitulado “Lipe, o Pequeno Escritor” e agora retornou”, disse Denise Paz.

“Lipe, o pequeno escritor” é um livro voltado para o público infanto-juvenil. Nele o autor conta a história de como, ainda na infância, o gosto pela escrita desenvolveu-se em sua própria vida.

A história retrata as aventuras de um menino tímido e introspectivo (Lipe) que viaja na imaginação ao assumir a personalidade de um super-herói criado por ele mesmo: “O Pequeno Escritor”. Um super-herói das palavras! Por isso, cada vez que se pretende mostrar o lado infantil do personagem, o autor o chama pelo seu apelido (Lipe). E, quando se deseja mostrar o lado artístico do menino, ele é chamado de “O Pequeno Escritor”, nomes que dão origem ao título da obra.

O livro está divido em dez capítulos curtos. Nele o autor brinca com as palavras ao apresentar as diversas formas de escrita que o menino utilizava para comunicar-se com as pessoas e consigo mesmo: poesias, peças teatrais, cartas, bilhetes, placas. Felipe Souza mostra também o primeiro contato do personagem com o caderno, os lápis, a máquina de datilografar e o computador, e como “O Pequeno Escritor” conseguiu reunir todas estas ferramentas para comunicar-se com as pessoas.

“O livro termina com uma carta escrita por mim mesmo, destinada à criança que o lê. Nela, procura despertar no leitor juvenil e o artista adormecido dentro de cada um. E, assim como a mim, ser feliz fazendo aquilo que mais gosta”, disse o escritor, Felipe Souza.

 Sobre o autor – Felipe Souza é um paraibano que trocou a carreira administrativa pelo universo literário, sua maior paixão. Atualmente mora no Rio de Janeiro e dedica-se a escrever livros infanto-juvenis; além de manter uma página na internet (@vc_merece) onde compartilha mensagens motivacionais com seus milhares de seguidores.

Roda de Leitura – É uma ação educativa inserida no Programa Estação Poética que visa o incentivo e orientação à leitura, no sentido de apoiar escolas e proporcionar à comunidade paraibana práticas sociais de construção do conhecimento. Acontece uma vez por mês e é coordenado pelas professoras do Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco.

A coordenadora da Roda de Leitura e assessora pedagógica, Denise Paz, diz que a roda foi criada para estimular a leitura de conto, poemas e poesias, principalmente entre os jovens estudantes que se encontram em fase maturação escolar. Durante este tempo passaram Nara Limeira, Emília Guerra, Tiago Lia Fook, Jairo César, Mabel Amorim, Cyelle Carmem e outros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //