Economia & Negócios

Feirão da Caixa de imóveis começa nesta sexta em 11 cidades

202 MIL IMÓVEIS


26/05/2017



Começa neste fim de semana a 13º edição do Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal. A partir das 10h desta sexta-feira (26) até as 18h do domingo (28), serão oferecidas mais de 202 mil ofertas de imóveis novos ou usados em 11 cidades.

Diferentemente de outros anos, quando o evento aconteceu em diferentes datas, neste ano serão apenas dois finais de semana de feirão. Nesta primeira etapa, o feirão será realizado nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belém (PA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG). A entrada é gratuita.

Em junho, entre os dias 23 e 25 de junho, Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR) receberão o evento.

Expectativa de negócios

Em São Paulo, o feirão acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com previsão de oferta de mais de 80 mil unidades. No Rio de Janeiro, será no RioCentro com mais de 20 mil imóveis disponíveis. Em todo o país, até junho, serão 228 mil ofertas de 548 construtoras e 185 imobiliárias.

O Feirão da Caixa é considerado o maior do mercado imobiliário brasileiro. Os negócios realizados no feirão costumam representar cerca de 12% dos financiamentos efetivados no ano pelo banco. A Caixa é líder na concessão de crédito imobiliário no país com participação de mais de 60%.

A expectativa da Caixa é ao menos igualar o volume negócios fechados na edição do ano passado do feirão, quando foi movimentado cerca de R$ 10,3 bilhões entre negócios fechados e encaminhados.

Mercado desaquecido

O mercado imobiliário brasileiro segue desaquecido, com baixo volume de lançamentos e compras. O volume contratado no ano de crédito imobiliário com recursos da caderneta de poupança acumula queda de 7,8% até março, segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). No 1º trimestre, o número de unidades financiadas somou 40,9 mil, queda de 14,4% ante os 3 primeiros meses do ano passado.

Já os preços dos imóveis pararam de cair nos últimos meses. No acumulado no ano até abril, a alta é de 0,08%, segundo o índice FipeZap. Em 12 meses, o avanço é de 0,69%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.