Paraíba

Feira de Ciências movimenta escola e revela talentos

Em Patos


08/08/2014



{arquivo}As Feiras de Ciências nas escolas sempre foram uma excelente oportunidade de soltar a imaginação dos estudantes e revelar talentos. Elas quebram a rotina escolar de forma salutar e dinâmica criando um ambiente favorável ao conhecimento prático. Foi isso que aconteceu nesta quarta-feira, dia 06, na Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa (PREMEM), localizada no Bairro do Salgadinho, em Patos.

O evento foi idealizado pelo professor Jean Carlos e contou com o envolvimento e contribuição de toda a comunidade escolar. A Feira de Ciências contou com apoio de bolsistas da Universidade Federal de Campina Grande/Campus Patos (UFCG/Patos) que realizaram trabalhos como orientadores dos estudantes envolvidos.

O estudante José Alves, 16 anos, da 2ª série do ensino médio, desenvolveu, juntamente com o colega Alan Jeferson, 17 anos, um braço mecânico hidráulico. Os estudantes demonstraram criatividade em dar movimento ao experimento que simula um guincho usado em muitos portos pelo mundo. Seringas, madeiras, dobradiças e materiais reciclados foram os ingredientes do projeto.

Outra equipe está trabalhando em um projeto ousado na manutenção de computadores, que vai desde consertos até reaproveitamento de material para ser usado e reciclado. A ideia do professor e orientador Juliermyson de Sousa é criar profissionais dentro da escola para gerar mão-de-obra qualificada e dar oportunidade de emprego.

Vários projetos em áreas de preservação ambiental, química, física, biologia e saúde, dentre outros foram trabalhados pelos estudantes. Até um foguete movido a água e ar, construído com garrafas PET, fez sucesso na Feira de Ciências da Escola PREMEM que funciona como ensino inovador com aulas em tempo integral.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //