Política
Federação União-PP enfrenta impasse na Paraíba com formação de chapa majoritária, repercute imprensa nacional
Aliança liderada por Aguinaldo Ribeiro na Paraíba gera tensão na federação União Brasil-PP, em meio a disputas por espaço para 2026 e divergências em outros estados.
18/05/2025

Família Ribeiro é uma das principais forças políticas do Partido Progressistas na Paraíba (Foto: Reprodução)
Redação/Portal WSCOM
A formação da chapa majoritária governista na Paraíba com o grupo liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) tem gerado desconforto dentro da federação União Brasil-PP, segundo a coluna Painel . A movimentação da família Ribeiro para ocupar duas vagas-chave em 2026 — com Daniella Ribeiro buscando a reeleição ao Senado e Lucas Ribeiro, atual vice-governador, se colocando como pré-candidato ao governo — teria sido apontada por como motivo de inquietação.
O assunto repercutiu na Folha de S.Paulo, que destacou o caso para além das fronteiras paraibanas, ao lado de outros entraves envolvendo os dois partidos em estados como Bahia, Paraná e Acre.
Na Paraíba, o cenário seria de indefinição. Embora o PP, comandado por Aguinaldo, tenha se fortalecido nos últimos anos, sobretudo com protagonismo nacional na reforma tributária, interlocutores do União Brasil questionam o formato da composição. Eles estarianm apontando que a federação deve buscar um ‘equilíbrio’ de forças.
Em outros estados, a tensão também ocorre. No Paraná, o PP resiste ao nome do senador Sergio Moro (União) para o governo. Na Bahia, ACM Neto, uma das principais lideranças do União, observa com preocupação a aproximação do PP com o governador petista Jerônimo Rodrigues. Já no Acre, o governador Gladson Cameli (PP) defende a candidatura de sua vice, Mailza Assis, enquanto o União prefere o nome do senador Alan Rick.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.