Esporte
Fazendo história nos tatames: Irmãos paraibanos faturam Ouro no Pan Kids de Jiu-Jítsu, nos Estados Unidos
29/07/2025

Durante a competição de Jiu-Jítsu Pan Kids 2025, nos Estados Unidos, os irmãos paraibanos Arthur Piloto, de 15 anos, e Alexandre de Sousa Filho, de sete anos, conhecido como Pilotinho, quebraram recordes e faturaram medalha de Ouro para a Paraíba. Os dois lutaram na categoria pesado, sendo que Piloto, na faixa verde com preta, última disputa da categoria Kids, e Pilotinho, na faixa amarelo com branca.
O evento, de grande relevância para a modalidade, foi promovido, neste final de semana (27 e 28), pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu (IBJFF Championship) e contou com a participação de renomados atletas do mundo inteiro.
Com a vitória obtida no evento, Arthur fecha o ciclo de disputas, na modalidade Kids, com a conquista do tricampeonato, consagrando-se como atleta nordestino que mais conquistou medalhas na história da competição, sendo seis medalhas ao total: três ouros e três pratas. Já Pilotinho, torna-se o mais novo atleta nordestino a conquistar tal feito durante o evento, posição que era ocupada antes pelo irmão Arthur que conquistou a primeira medalha para a Paraíba com 10 anos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Sob o comando dos treinadores Valdênio Mendes e Elidson Dutt, a nova conquista dos irmãos representa um marco importante para a história do Jiu-Jítsu e é fruto de muita dedicação à prática esportiva.
O Professor Valdenio Mendes destacou que o saldo positivo de medalhas de Ouro, conquistadas pelos atletas, em diversas competições, dentro e fora do Brasil, faz parte de um bastidor árduo de treinos, constância e disciplina. “Por trás dos tatames, há muito suor derramado e o envolvimento de toda uma equipe. No entanto, o comprometimento dos dois irmãos é fundamental para todos esses resultados de excelência”, elogiou o preparador técnico.
“Esse é mais um título de muito reconhecimento, em uma competição de alto nível, e que contou com a participação de renomados atletas de todo o mundo. Por isso, é uma satisfação poder levar mais esse feito para a minha Paraíba”, declarou Arthur Piloto que, no próximo ano, competirá na categoria juvenil (16 e 17 anos), modalidade em que o nível de dificuldades tende a aumentar.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.