Política

Familiares e amigos destacam o legado de Antonio Mariz em solenidade na Capital

20 anos sem Mariz


15/09/2015

{arquivo}Familiares, amigos, autoridades políticas e jurídicas e admiradores estiveram presentes na sessão especial em homenagem póstuma ao ex-governador Antonio Mariz, que ocorreu na manhã desta terça-feira (15), no auditório do edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa. A solenidade fez parte da programação alusiva à passagem dos 20 anos de morte do líder e político paraibano.

O evento contou com as presenças da viúva Mabel Mariz e das filhas de Antonio Mariz, Luciana e Adriana; do irmão José Mariz e do sobrinho, José Mariz Filho; do ex-governador Roberto Paulino; dos deputados estaduais Gervásio Maia, Raniery Paulino e Caio Roberto; entre outros familiares, autoridades e amigos do homenageado.

Na oportunidade, o subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia; o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Juarez Farias; o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira; e o ex-secretário de Comunicação do Governo Mariz, jornalista Walter Santos; discursaram em favor da trajetória política de Antonio Mariz.

Depoimentos
Primo do homenageado, Luciano Mariz Maia citou Antonio Mariz como “exemplo de homem público”. Segundo ele, o ex-governador atuou como parlamentar e chefe do Poder Executivo e priorizou a defesa da ética, da probidade e da transparência na gestão pública; e na cobrança pelo respeito à dignidade da pessoa humana, a exemplo da luta contra as torturas ocorridas no regime militar, sobretudo, pelo povo cigano que vive na cidade de Sousa, sua terra natal.

{arquivo}“Eu conheci Antonio Mariz em 1978, quando tinha 19 anos, na época ele já ousava enfrentar o regime militar, lutando pela democracia no país. A partir daí comecei a seguir seus passos, lhe acompanhei em várias caminhadas, participando de todas as suas campanhas eleitorais até 1990. O seu exemplo de honestidade, de integridade, de solidariedade e de sensibilidade para as causas sociais, me inspiraram em vida”, comentou.

Juarez Farias, destacou a trajetória política de Antonio Mariz, “um político audacioso, que se levantou contra uma estrutura gigantesca no município de Sousa, venceu, se tornou prefeito, se consolidando na política”. Segundo ele, o amigo passou por quase todas as funções públicas, foi prefeito, deputado, senador, governador e também secretário de Estado. “As pessoas reconhecem Mariz como um exemplo, e relembram que esse país também teve bons nomes na política”, afirmou.

O jornalista Walter Santos destacou os perfis político e humano de Antonio Mariz. “Mariz teve um grande índice de aceitação popular, isso ocorreu devido ao conjunto de tudo aquilo que ele defendeu ao longo de sua história. Ele foi um sujeito que exerceu a política com a ética absoluta; sempre esteve à frente das grandes lutas pelo processo de redemocratização do Brasil; defendeu a CPI para apurar as torturas contra presos políticos; foi um parlamentar brilhante, inclusive, atuando como relator do impeachment do [ex-presidente] Fernando Collor; e governador do Estado, mas que, infelizmente, não teve saúde para concretizar aquilo que ele almejava para a Paraíba”, pontuou.

Ainda durante a sessão especial, outros amigos e admiradores destacaram a história de Antonio Mariz. Confira alguns depoimentos:

“Quando a gente lembra Antonio Mariz, vem a tona o aprendizado que ele deixou que é, sem dúvida alguma, o respeito e a ética com a coisa pública e com os nossos familiares. É inevitável falar sobre o meu tio e não falar sobre a ética, a solidariedade, a justiça social, a cidadania, que foram princípios defendidos por ele ao longo de toda a sua vida pública”, disse José Mariz Filho.

“Mariz foi uma referência na política, em especial no PMDB partido que ele militou, como prefeito de Sousa, deputado federal e senador da República deixando um marco gigantesco, e como governador teve uma curta passagem, mas deixou os postulados, sobretudo, da solidariedade. Este é um momento de reverenciar um grande vulto da política brasileira”, comentou Raniery Paulino.

Outras homenagens
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza uma sessão especial em homenagem ao ex-governador, nesta quarta-feira (16), às 15h, no plenário Deputado José Mariz.

Na quinta-feira (17), o Senado Federal terá sessão especial, homenageando Mariz que foi senador da República, de 1991 a 1994. A sessão acontecerá no plenário e tem início marcado para as 11h.

Sobre o homenageado
{arquivo}Antônio Mariz assumiu o Governo da Paraíba em 1º de janeiro de 1995 e morreu no dia 16 de setembro do mesmo ano. Era formado em Direito, atuou como advogado e promotor de justiça. Na política começou a sua trajetória à frente da Prefeitura Municipal de Sousa, na década de 60; teve quatro mandatos de deputado federal, além de ter ocupado uma cadeira no Senado Federal.

De acordo com a Câmara Federal, o perfil de Antonio Mariz é apresentado por seus discursos, que versam sobre os mais variados temas: assistência ao trabalhador, autonomia municipal, direitos humanos, defesa da democracia, liberdade de imprensa, defesa da constituinte, transposição do Rio São Francisco e inúmeros outros da realidade nordestina. De seus pronunciamentos saltam os principais acontecimentos políticos de sua época.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.