Futebol

Falcao rompe ligamento de joelho esquerdo e desfalcará a Colômbia

Dor na Copa


23/01/2014

A Copa do Mundo do Brasil perdeu um grande candidato a artilheiro. O atacante Falcao García, do Monaco, rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo e irá se ausentar dos gramados ao menos pelos próximos seis meses. Desta forma, sem tempo hábil para se recuperar e ajudar a Colômbia no Mundial. A notícia foi confirmada pelo médico português José Carlos Noronha, que examinou o jogador no início da tarde em Porto e acabou com a corrente otimista em torno do goleador.

Em nota oficial, o Monaco confirmou o problema, mas evitou dar um prazo para Falcao se recuperar. O jogador deve ser submetido a cirurgia nos próximos dias.

– Os médicos vão fazer todos os esforços para que Falcao se recupere o mais rápido possível – diz a nota do Monaco.
Assim como o clube monegasco, parte da imprensa colombiana prefere não cravar a ausência de seu craque na Copa. Uma recuperação milagrosa poderia deixá-lo em condições de jogo em junho, ainda que seja bastante improvável.

"El Tigre" Falcao se machucou na vitória do Monaco sobre o Chasselay, da Quarta Divisão Francesa, em partida pela Copa da França. O colombiano abriu o placar do triunfo por 3 a 0, mas teve de ser substituído ainda aos 41 minutos do primeiro tempo depois de ser atingido pelo zagueiro Soner Ertek na grande área (assista ao lance acima). A penalidade sequer foi marcada.

– Estou decepcionado. Odiarei a minha vida se a temporada de Falcao terminou – disse o defensor, antes de tomar conhecimento da gravidade da lesão. Posteriormente, ele foi ameaçado através das redes sociais por colombianos.

O técnico do clube francês, Claudio Ranieri, preferiu eleger outro culpado:

– Se Falcao tem algo grave será culpa do árbitro (Philippe Kalt). Não é possível deixar jogar assim. Quando há faltas, é necessário apitá-las. E se é dura, é preciso dar cartão. Hoje não vimos isso – lamentou o italiano.

Natural de Santa Marta, na Colômbia, Radamel Falcao García completará 28 anos no próximo dia 10 de fevereiro. Ele começou a carreira no River Plate e ficou conhecido entre os brasileiros por se tornar o carrasco do Botafogo na Copa Sul-Americana de 2007, quando marcou três gols no confronto no Monumental de Núñez.

Diante de tamanho sucesso, o centroavante foi para a Europa e brilhou ainda mais com as camisas do Porto e Atlético de Madrid até ser vendido ao Monaco por € 60 milhões no último mercado de transferências. Atingiu o auge neste período no clube espanhol, onde conquistou uma Liga Europa, uma Supercopa da Uefa e uma Copa do Rei sendo decisivo com o seu faro artilheiro.

Falcao era o grande nome da ótima geração colombiana, que terminou as eliminatórias sul-americanas em segundo, apenas a dois pontos da Argentina. Na campanha, ele marcou nove gols e só ficou atrás de Lionel Messi (10) e Luis Suárez (11). A seleção está no Grupo C ao lado de Grécia, Costa do Marfim e Japão.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.