Entretenimento

Exposição ‘LúminaTerra, de Maria dos Mares, é lançada em João Pessoa

MARIA DOS MARES


16/11/2016



A loja de iluminação Della’s, visando promover ações que buscam valorizar a cultura, sediará no dia 30 de novembro sua sétima exposição. O inutuito é, além de tudo, incentivar a produção de artistas locais. Entitulada ‘LúminaTerra’, a exposição é assinada pela artesã Maria dos Mares e abertura contará com apresentações artísticas integradas ao conceito da mostra.

A escolha da artesã e a curadoria foi realizada pelos arquitetos Perla Felinto e Hermann Santos, que também serão responsáveis pela produção da nova vitrine da loja. Ao todo, são 89 peças de arte que variam entre cerâmicas, esculturas, aquarelas, sete poesias e uma instalação.

“Indicamos Maria dos Mares porque a conhecemos e acreditamos no seu trabalho, que é muito simples e verdadeiro. Foi a própria artista que escolheu o nome da exposição e no início da curadoria já sabíamos que queríamos a peça “Contadora de Histórias” para trazer luz à mostra, contar histórias de luz, o que envolve o conceito da exposição”, explica Perla Felinto.

A ideia central da mostra foi pensada pela artesã de acordo com a sua história, como forma de demonstrar os aspectos pessoais de sua vida e do seu trabalho. Com forte influência feminina em suas obras, Maria dos Mares utiliza a arte para abordar a representação da mulher, assim como provocar questionamentos sociais relacionados ao dia a dia e a antigos acontecimentos.

A exposição ‘LúminaTerra’ consiste em uma instalação que ocupa toda a loja, onde cada ambiente contará parte da história da artesã. Os espaços estarão interligados, com peças que se misturam ao cenário original da Della’s, como pontos de iluminação e sombreamento, criando unidade entre os ambientes, além de dar continuidade ao enredo criado pela artista.

“Essa mostra é diferente de tudo que já sediamos, pois utiliza todos os cômodos e não apenas a galeria, como anteriormente. A exposição é fruto de uma intervenção artística de Maria dos Mares, na qual ela mostrará a versatilidade do seu trabalho e contará a sua própria história”, afirma Anne Kiepe, uma das sócias da Della's.

Histórico da artista

Com influência direta de mulheres que fizeram parte da sua infância, Maria dos Mares tem o feminino como um dos principais aspectos de seu trabalho. Essa temática movimenta as suas criações, que variam de acordo com os acontecimentos atuais, lembranças e vivências. Começou a desenvolver a sua arte a partir de xilogravuras, pinturas e esculturas, mas foi dando aulas na educação infantil que descobriu a ligação com o barro, dedicando-se mais a este tipo de trabalho.

Entre poemas, cerâmicas, esculturas, aquarelas, a artesã tornou-se referência na produção cultural do estado. As suas obras refletem a sua história pessoal e do seu trabalho, além de provocarem questionamentos acerca da feminilidade e de situações cotidianas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //