Economia
Exportadores de mel conseguem liberar 95 toneladas após apelo a compradores dos EUA
Antes mesmo da tarifa americana entrar em vigor, exportações brasileiras de mel sentem os efeitos. Casa Apis relata liberação após apelo a compradores.
14/07/2025

(Foto: Reprodução)
Anna Barros
Antes mesmo de entrar em vigor, as tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, impostas pelos Estados Unidos, já começaram a impactar na venda de algumas mercadorias nacionais. A Central de Cooperativas Apícolas de Seminárido Brasileiro (Casa Apis) informou, nesta segunda-feira (14), que 95 toneladas de mel orgânico produzisos no Piauí tiveram o embarque liberado na noite deste domingo (13).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A liberação aconteceu logo após os produtores brasileiros fazerem um apelo aos compradores americanos, logo após esses solicitarem a suspensão da mercadoria, receosos que a chegada ocorresse após o dia 1º de agosto – data prevista para a medida entrar em vigor.
Em entrevista ao Portal G1, o presidente da Casa Capis, Sitônio Dantas, afirmou que o relacionamento com esses clientes é de longa data e que eles aceitaram arcar com a tarifa caso a mercadoria chegue após o início da nova tarifa.
“Eles atenderam ao nosso apelo por conta da parceria de anos. Alguns lotes devem chegar antes do dia 1º, mas outros podem desembarcar depois. Mesmo assim, eles assumiram esse risco em resposta à nossa solicitação”, disse.
Atualmente, 80% do mel produzido no Brasil é comprado pelos Estados Unidos, sendo a maioria exportada do estado do Piauí.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.