menu

Entretenimento

11/11/2019


Expomotor Paraíba encerra programação com mais de 10 mil visitantes

Evento, realizado pelo Sebrae Paraíba pela primeira vez, é considerado inovador para o setor automotivo do Nordeste

Portal WSCOM

Durante os três dias de Expomotor Paraíba, evento de imersão tecnológica e automotiva realizado pelo Sebrae no Centro de Convenções de João Pessoa, foi contabilizado um público visitante de 10.055 pessoas, que participaram das mais de 40 palestras e capacitações promovidas aos profissionais do setor e tiveram acesso às maiores novidades do mercado nos segmentos de carros, motos, bikes e caminhões. As atividades, que também incluíram hackathon, campeonato entre mecânicos de motores em realidade virtual, tests drive e ride, foram promovidas de 8 a 10 deste mês.

Dentre as novidades trazidas para a Expomotor Paraíba está a moto com três lugares, modelo desenvolvido pelo empreendedor paraibano Gilmar Henriques. Segundo explicou, foi ao perceber que, especialmente no interior do Nordeste, uma só moto é utilizada por mais de duas pessoas ao mesmo tempo, que decidiu criar o veículo. “Procurei em diversos lugares por um meio de transporte calculado para levar três pessoas, mas não encontrei e, por isso, criei. Desde 2013 trabalho nesse projeto, que já patenteei no INPI e levei até a Associação Nacional de Inventores. É a primeira vez que está em exposição e a previsão de vendas é para o final do próximo ano”, afirmou.

Outra novidade que fez sucesso durante a feira foi a moto 100% elétrica da marca pernambucana Voltz. Disponibilizada para teste ride, o modelo EV01 conta com uma bateria de Lítio portátil que percorre até 60km por carga e que pode ser recarregada ainda acoplada ao veículo ou removida. A carga máxima é alcançada após apenas quatro horas de bateria conectada via tomada simples, em 110V ou 220V. “É uma moto extremamente econômica, muito mais do que a moto a combustão. Para dar uma carga completa, se gasta no máximo R$ 0,70. O mesmo trajeto em uma moto comum corresponde a R$ 4 ou R$5 de combustível. Sabemos que temos um produto do futuro nas mãos e estamos na Paraíba pela primeira vez graças a Expomotor”, salientou o diretor de marketing da marca, Manoel Fonseca.

As bikes também foram uma atração bastante procurada pelos visitantes durante a feira, com preços que variam dos R$ 200, para uma bicicleta infantil sem pedal própria para a criança adquirir equilíbrio, até R$ 50 mil com diversas tecnologias. De acordo com o dono da Mais Bike, Ítalo Martins, atualmente são empregadas altas tecnologias, a exemplo de fibras de carbono, que proporcionam leveza, conforto e desempenho ao ciclista. “Também temos bicicletas de câmbio eletrônico, que permite a passagem de marcha sem fio, garantindo performance, precisão e eficiência ao pedalar”, destacou o empreendedor.

Campanha para Hospital 

A Casa do Escapamento, que está comemorando 45 anos de fundação, está promovendo uma campanha para o Hospital Napoleão Laureano, com o sorteio de um carro 0 km. “Queremos ajudar nesta causa de resgate do hospital”, afirmou o empreendedor Jarliston Rufino. Em relação a Expomotor Paraíba, o empresário contou que é importante para movimentar o setor automotivo no estado. “Não podemos ficar de fora da grande evolução que o mercado está passando e a feira é o ponto inicial para isto. Fomos pioneiros em, no mesmo espaço, vender autopeças e também colocá-las no veículo. Atualmente, percebemos que as lojas estão muito mais próximas dos consumidores”, salientou.

Expectativas superadas 

Para o coordenador da Expomotor Paraíba e analista técnico do Sebrae, Alex Teixeira, o evento superou todas as expectativas, especialmente por ter trazido muitas novidades e tecnologias do setor automotivo e ter contado com a participação de diversas indústrias e empresários do ramo. A previsão é que a segunda edição da Expomotor seja realizada em 2021. Em termos de volume de negócios feitos, estima-se que, durante a feira, cerca de R$ 2,5 milhões tenham sido negociados.

“Foi um grande sucesso. Este primeiro evento trouxe impacto significativo para a Paraíba, aquecendo o segmento. O Senai proporcionou toda a estrutura de simuladores de motores e do campeonato de mecânicos em realidade virtual. Também tivemos a Semob de Cabedelo, com simuladores de trânsito. Além disso, tivemos exposição de carros e motos customizados e dos principais lançamentos das concessionárias participantes. Foram três dias de pura imersão tecnológica e muita informação, com caravanas de outras cidades e espaço da distribuidora Bezerra Oliveira, com muitas palestras voltadas aos profissionais do setor automotivo. Foi um evento fantástico”, avaliou Alex Teixeira.