Política

Executiva Nacional dá uma semana para PPS buscar consenso na Paraíba


10/09/2013

A Executiva Nacional do PPS decidiu, nesta terça-feira (10), durante reunião, em Brasília, dar mais uma semana de prazo para que os grupos divergentes cheguem a um acordo para composição do Diretório Estadual da Paraíba. “Estamos dando mais uma oportunidade para que não seja necessário haver intervenção, prática que não é costumeira deste partido”, afirmou o presidente nacional da legenda, deputado Roberto Freire (SP). De acordo com o parlamentar, se não houver acordo, será nomeada pela Executiva Nacional uma comissão estadual provisória para organizar o congresso do partido.

Em contato com a reportagem do portal WSCOM, o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS), revelou que na tarde de hoje recebeu uma ligação da Executiva Nacional informando a decisão de formar a comissão eleitoral, com sete nomes, três do seu grupo, três do grupo da deputada Gilma Germana (PPS) e um tertius, para comandar o processo eleitoral do partido no Estado.

Nonato destacou que desde o inicio das discussões o seu grupo defendeu a formação de uma comissão eleitoral isenta para comandar a eleição interna, mas Gilma rejeitou a proposta, afirmando que não abriria mão de comandar o processo.

“Esta é uma proposta coerente, pois os critérios da eleição serão elaborados pelos dois grupos, juntamente com a executiva nacional. Assim, aceitamos participar do jogo democrático. Do jeito que estava à oposição no partido não tinha acesso a nada”, comentou Nonato.

Nonato acrescentou que, na prática, a formação da comissão consiste na dissolução do atual diretório estadual. Ainda segundo ele, a executiva Nacional deu um prazo para que até a próxima terça-feira (17) a comissão eleitoral seja definida, caso contrário a intervenção nacional será direta.

Com a decisão da Nacional, Nonato disse que o grupo de Gilma Germano não tem nenhum poder para realizar filiações e formar comissões provisórias, como vinha acontecendo. Ele acusou a deputada de na semana passada formar 50 comissões provisórias irregulares. “Tenho certeza que estas comissões irregulares serão destituídas”, afirmou.

Com relação aos nomes do seu grupo que formará a comissão, o vice-prefeito disse que vai conversar com seus aliados e até esta quarta-feira (11) a indicação será feita. 
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.