Policial

Ex-árbitro alvo da Operação Cartola é preso em João Pessoa por suspeita de fraudes em jogos da Série B


09/04/2025

Da Redação / Portal WSCOM



Um ex-árbitro de futebol foi preso na manhã desta quarta-feira (9) em João Pessoa durante uma operação nacional que investiga manipulação de resultados em jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), com apoio da Polícia Civil da Paraíba, e faz parte da Operação Penalidade Máxima.

O suspeito foi detido no bairro dos Funcionários II e, segundo informações da Polícia Civil, já havia sido investigado na Operação Cartola, deflagrada em 2018 para apurar manipulações no Campeonato Paraibano. Ele foi identificado como Dguerro Xavier e será submetido a audiência de custódia na Central de Polícia, no bairro do Geisel.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A nova investigação aponta que o grupo criminoso atuava oferecendo dinheiro a jogadores para que cometessem pênaltis no primeiro tempo das partidas, favorecendo apostas esportivas. Os valores pagos por jogo chegavam a R$ 150 mil, e o esquema pode ter movimentado mais de R$ 600 mil, segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPGO.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba. No total, foram expedidos sete mandados de prisão e outros de busca e apreensão.

A Operação Penalidade Máxima é mais uma etapa das investigações contra esquemas de manipulação no futebol brasileiro. Conforme o Ministério Público, as fraudes se concentraram em jogos da Série B de 2022.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.