menu

Política

12/11/2019


Evo Morales chega ao México e agradece asilo político: “salvaram minha vida”

Imagem: Reprodução

Brasil 247

 Após renunciar à presidência da Bolívia no último domingo 10, Evo Morales chegou nesta terça-feira 12 ao México, onde foi recebido pelo chanceler, Marcelo Ebrard, que lhe concedeu asilo político. Evo foi alvo de um golpe de Estado conjunto entre Forças Armadas, a polícia boliviana e a oposição, que questionou a legitimidade das eleições que o levou para o quarto mandato.

 Em discurso feito assim que chegou ao México, Evo agradeceu profundamente ao governo mexicano, de López Obrador, que segundo ele lhe salvara a vida.

 Evo embarcou na noite de segunda-feira num avião militar do governo mexicano, após decolar da cidade de Chimoré, na região de Cochabamba, antigo reduto do ex-presidente e para onde ele se havia retirado após renunciar.

 Antes da decolagem, o ministro Marcelo Ebrard postou no Twitter uma foto com Evo sentado dentro da aeronave, com uma bandeira mexicana no colo.

 “Já decolou o avião da Força Aérea Mexicana com Evo Morales a bordo”, escreveu. “De acordo com as convenções internacionais vigentes, ele está sob proteção do México. Sua vida e sua integridade estão a salvo.”