Economia & Negócios

Estudo do SAS lista 7 tipos de consumidores de Natal

Consumo


25/12/2014



São Paulo, 23 de dezembro de 2014 – Uma pesquisa realizada pelo SAS nos Estados Unidos, companhia líder em análise avançada de dados, revelou que os gastos com compras de Natal irão aumentar em 2014 – ao contrário das estimativas de vendas no comércio brasileironeste ano. De acordo com o estudo Holiday Shopping StylesReport, umterço dos consumidores pretende gastar mais do que em 2013. A outra metade planeja desembolsar a mesma quantidade do ano anterior. Apenas 10% deve cortar gastos com presentes.

 

A enquete feita com 2.007 pessoas listou também os sete estilos de compras predominantes nesta temporada de Natal. Confira:

– Guerreiros da Black Friday: grupo que corresponde a 21% dos consumidores, com gasto médio de US$ 1.422, e é simbolizado pelas pessoas que passaram horas nas filas esperando a abertura das lojas para aproveitar os descontos.

 

– Estouradores de Orçamento: correspondem a 11% dos consumidores e gastarão, em média, US$ 1.132. Compramgrande variedade de produtos, pagam por conveniência, gastam mais que o planejado e consideram giftcards muito impessoais.

 

– Compradores Práticos: são 21% do público, com gasto médio estimadode US$ 1.108. Farão todas as compras de Natal de uma só vez, usando uma lista e controlando o orçamento. Comprarão principalmente itens de vestuário.

 

– Presenteadores Perfeitos: são 19% dos clientes e gastarão US$ 1.056. Adoram comprar e se inspiram em muitos lugares. Para eles, dar presentes exclusivos é importante e eles tendem a mimar as pessoas. Normalmente, finalizam suas compras antes mesmo do feriado de Ação de Graças.

 

– Cyber Shoppers: são 19%, gastarão US$ 955 e consideram as compras de Natal um estorvo. Evitam as multidões nas lojas, preferindo comprar de casa, online. Normalmente não sabem o que comprar e só decidem enquanto pesquisam nos sites.

 

– Esperançosos de Última Hora: são os 5% de clientes (gasto médio de US$ 955) que correm para o shopping na véspera do Natal. Acreditam que esperar até o fim é uma forma de economizar dinheiro, e normalmente fazem todas as compras de uma vez só. São os que mais compram giftcards, pela praticidade.

 

– Rabugentos: os 5% que são completamenteopostos aos Guerreiros da Black Friday. Acham que a decoração de Natal sempre é colocada cedo demais, detestam as multidões de consumidores, não mimam seus familiares e não pagam por conveniência. Deixam para comprar na última hora e, se puderem, evitam totalmente as compras de Natal.

 

Sobre o SAS

O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em mais de 77.000 instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, por meio da tomada de decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS dá aos clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento). No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cerca de 170 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. Confira o site: www.sas.com/br

 



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