Educação

Estudantes de Comunicação da UEPB lançam revista sobre o universo da moda

Revista Xique Xique


28/05/2014

Promover a cultura de moda através de um jornalismo cultural engajado. Esse é o objetivo da Revista Xique Xique, publicação vinculada ao curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que terá sua versão digital lançada nesta quinta-feira (29), durante o lançamento oficial da edição 2014 do projeto Repórter Junino, às 19h, no Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó. A revista tem a coordenação da professora Agda Aquino.

A publicação está vinculada à disciplina Comunicação e Moda, implantada no fluxograma do curso no semestre passado, e traz a chita, patrimônio imaterial do Brasil, como tema da primeira edição. “Nossa ideia é fazer cada edição com um tema único, para possibilitar o aprofundamento no assunto e evitar o jornalismo superficial. Queremos fazer um movimento contrário ao do mercado tradicional, em textos e imagens que busquem reflexão”, explica a professora Agda, idealizadora do projeto.

Intitulada “Xique Xique” em alusão à cultura nordestina e fazendo um trocadilho com o universo da moda, a publicação, segundo a professora Agda, é uma oportunidade de treinar os alunos para um mercado futuro no campo da Comunicação. “Compreender a moda enquanto elemento de cultura do povo nordestino brasileiro e abordá-la de uma forma que foge do superficial e traz à tona os símbolos desse povo é uma das missões mais importantes da revista”, ressalta a professora.

Com o envolvimento de 27 alunos, a primeira edição da revista está subdividida em três tópicos: fotografia, produção de moda e texto. “Produzir a revista é legal não apenas por passarmos pela execução de um produto midiático completo, desde a reunião de pauta até a finalização, mas também por possibilitar uma boa visibilidade no mercado profissional”, comenta o aluno Ivan Andrey.

Para o aluno Kaio Lenno Araújo, a Xique Xique é uma forma de unir as duas áreas em que ele sonha atuar: jornalismo e moda. “A revista tem como diferencial a forma como ela trata a moda, de maneira aprofundada e sem os vínculos comerciais das tendências, o que nos deixa mais livres para abordar a cultura”, ressalta.

Refletir sobre o universo da moda de forma profunda, aliando a teoria à prática, é também um diferencial para o profissional de mercado, segundo o aluno Everton Davi. “O profissional que não foca apenas no conteúdo superficial, que estuda e desenvolve projetos com aprofundamento teórico maior, ele se destaca”, comenta, acrescentando que outro grande diferencial da publicação é que, embora seja segmentada e traga conteúdos diversos, trata de temas pouco comuns e/ou divulgados pela mídia tradicional.

A versão impressa da Xique Xique será publicada pela Editora na UEPB nos próximos meses. O número seguinte já está em produção e tem a renda, também patrimônio imaterial do povo brasileiro, como tema. A revista está disponível para visualização e download no site www.issuu.com/revistaxiquexique. Também é possível acompanhar a página da revista no Facebook com material exclusivo no link https://www.facebook.com/Revistaxiquexique.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.