Artes

Estreia espetáculo que homenageia Gonzagão e tem patrocínio municipal

A Luz de Luiz


28/04/2013



O Grupo Multicultural Arxote estreia o espetáculo de teatro e música “A Luz de Luiz”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A primeira sessão será para convidados nesta segunda-feira (29), no Teatro Ednaldo do Egypto, a partir das 19h. As demais performances, abertas ao público, acontecem em 2, 8, 9 e 13 de maio. O projeto é uma das 69 propostas aprovadas e patrocinadas pelo Fundo Municipal de Cultural (FMC), da Prefeitura de João Pessoa.

O gestor do FMC e diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, ressaltou a importância do Fundo Municipal de Cultura. “A prefeitura trabalha para ampliar suas ações de incentivo à cultura. E o FMC é uma ferramenta fundamental nesse processo”, observou.

A criação do Grupo Multicultural Arxote é resultado do desenvolvimento do projeto “A Luz do Luiz”. Ele foi aprovado pelo edital de nº 01/2011, que disponibilizou R$ 1,2 milhão. Atualmente, está em fase de conclusão, com a realização das cinco sessões do espetáculo, como contrapartida.

Arxote foi formado a partir apresentações de música e teatro, feitas nas atividades percussivas e informativas em escolas da rede pública de João Pessoa. O projeto faz parte, portanto, do calendário extracurricular de alunos e professores. Daí o cunho educativo da iniciativa, cujas ações pedagógicas foram ainda estendidas a educandos e educadores de programas sociais do município.

A duração do espetáculo é de uma hora e quinze minutos. Na ocasião, jovens e adultos vão apresentar músicas do Rei do Baião – ora na íntegra, ora em forma de pout-pourri. As demais sessões abertas ao público e voltadas principalmente a educadores, estudantes da rede pública de ensino e instituições sociais, acontecem nas noites de 2, 8, 9 e 13 de maio, Também às 19h, no Teatro Ednaldo do Egypto.

As oficinas percussivas que deram origem ao espetáculo foram realizadas durante o período de um ano, nos bairros dos Bancários, Cristo Redentor, Mangabeira e Rangel. O projeto teve ainda a parceria do Grupo Teatral Athrius, que é produto de ações de economia solidária voltada à cultura e juventude, no Bairro São José.

FMC – o Fundo Municipal de Cultura é um instrumento de fomento cultural, destinado a produtores culturais. Também funciona como um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas na Capital. Com o recurso, o beneficiado pode realizar projetos culturais, evolvendo várias áreas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //