Paraíba

Estações Digitais e Casa Brasil abrem inscrições para cursos

educação

14/01/2014


 Desde segunda-feira, 13, estão abertas as inscrições para os cursos dos projetos Estações Digitais e Casa Brasil,todos oferecidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec)da Prefeitura de João Pessoa. O prazo para inscrição vai até o dia 24 de janeiro. As aulas começarão no dia 3 de fevereiro.

As Estações Digitais vão oferecer à população os cursos de Informática Fundamental e Aplicativos de escritório. Já a Casa Brasil ofertará os cursos de Design gráfico, Edição e Produção de Áudio Digital, DJ (Disc Jockey) e Montagem e Manutenção de celulares e smartphones.

As aulas serão ministradas por educadores sócio-digitais, treinados e capacitados, de segunda a sexta, em dias e horários diferentes, dependendo de cada curso. Os telecentros também disponibilizam acesso gratuito à internet para a comunidade em horários alternativos.

As inscrições serão realizadas pelos educadores e coordenadores nas 38 Estações Digitais espalhadas pela cidade. Os interessados podem tirar dúvidas na Coordenação Pedagógica da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), através do telefone (83) 3214-3424 ou na Casa Brasil pelo contato (83) 3218-9385.

Conteúdo

O material didático dos cursos das Estações Digitais inclui informações nas áreas de educidadania, educomunicação, hardwares e softwares. Durante as aulas de Informática Fundamental, porta de entrada para os demais cursos, os inscritos receberão informação sobre Sistema Operacional e Internet, em um conteúdo trabalhado de forma diferenciada para crianças, jovens, adultos e idosos.

Casa Brasil – É um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário e gratuito que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.

O centro está localizado no Bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local onde foi implantada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.

Estações Digitais – Denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação é uma iniciativa deste município por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

Atualmente João Pessoa possui 38 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 computadores conectados à Internet banda larga, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.