menu

Entretenimento

05/11/2019


Estação Cabo Branco promove oficinas literárias para alunos da rede municipal

As atividades começaram nesta terça (5).

Estação Cabo Branco

Portal WSCOM

 

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em parceria com o EFOPLI-UFPB (Espaço para formação de professores de Língua Inglesa da Universidade Federal da Paraíba) promove, neste mês de novembro, o projeto “Literatura Aplicada em Sala de Aula de Língua Inglesa”, que este ano oferece aos alunos da Rede Municipal de Ensino oficinas literárias com temas Afro-brasileiros. As atividades começaram nesta terça (05).

Participam das oficinas literárias professores da rede pública, alunos do curso de Letras e professores em formação inicial da UFPB e, neste ano, foram inclusos no público-alvo estudantes da rede pública de ensino do município de João Pessoa.

Em seu segundo ano, o projeto é coordenado pelas professoras Drª Elizabeth Souto e Danielle Luna, ambas do curso de Letras-Inglês da UFPB. O projeto surgiu em 2018, como uma oportunidade de repensar práticas docentes que outrora limitavam as inúmeras possibilidades pedagógicas do uso de texto literário, quase sempre reduzido a atividades enfadonhas e voltadas às questões estruturais em obras de autores renomados do cânone, mas nem sempre com temática de interesse dos alunos.

Neste ano, o projeto firma parceria com a Estação Cabo Branco e escolhe, para sua segunda edição, temas de cunho Afro-brasileiros para serem debatidos nas oficinas. O objetivo é oferecer subsídios que levem a uma mudança de consciência dos professores para a importância do texto literário como ferramenta capaz de facilitar o desenvolvimento do letramento crítico.

A partir da escolha de livros atuais, o objetivo do projeto também é promover a inserção de temas relevantes ao mundo dos alunos, como bullying, racismo, sexismo, acessibilidade, preconceito de classe e de gênero, conflitos geracionais e familiares, entre outros, a fim de fomentar debates importantes sobre cidadania, e acima de tudo, acerca de seu papel no contexto em que vivem.

As oficinas acontecem nas seguintes datas:

05/11 – Roda de Leitura, com tema“Minha Mãe é negra, sim!”. Escola convidada: E.M. Presidente João Pessoa, do bairro Jardim Veneza.
13/11 – Oficina literária, com tema “Heroínas negras em cordel”. Escola convidada: E. M. Castro Alves, do bairro de Oitizeiro.
27/11 – Varal Poético, com tema “Heroínas negras em cordel”. Escola convidada: E.M. Chico Xavier (público do EJA), do bairro do Bessa.
29/11 – Oficina literária, com tema: “Minha Mae é negra, sim!”. Escola convidada: E.M. Presidente João Pessoa, do bairro Jardim Veneza.