Artes

Estação Cabo Branco oferece programação com cultura, arte e lazer nas férias

Janeiro


08/01/2014

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, preparou para este mês de janeiro uma vasta programação gratuita de arte, cultura e lazer para os visitantes. São cursos de férias, shows de música, dança, cinema, astronomia e exposições de artes plásticas e visuais.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, disse que janeiro é sempre um mês de grande movimentação turística na cidade e a Estação é um dos pontos mais visitados nesta época do ano. “Este ano já estamos sentindo, pela movimentação, que a visitação vai superar anos anteriores, pois além da programação permanente da casa temos as atividades de férias”, comentou.

Cursos – Em janeiro estão sendo abertos três cursos de férias (violão, percussão e iniciação a astronomia), que serão ministrados na Estação das Artes, prédio do complexo arquitetônico, e na Torre Mirante. Podem participar dos cursos crianças (a partir de 10 anos) e adultos. Para se inscrever basta levar um livro literário para ser doado ao projeto “Trocas de Livros e Conhecimento” e preencher uma ficha que está disponível na recepção da Torre Mirante e do prédio administrativo.

O curso de violão será ministrado pelo professor de música Bob Laureano. Neste curso são apenas 15 vagas e as aulas vão de 10 até 31 de janeiro, sendo ministradas nas quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h.

O curso de percussão, intitulado Laboratuke, terá como facilitador o professor, percussionista e luthier, Luciano Oliveira. As inscrições têm início no dia 14 de janeiro. São apenas 30 vagas e as aulas serão ministradas no período de 22 de janeiro até 26 de fevereiro, sempre nas quartas-feiras, das 19h às 21h.

Já o curso de astronomia básica começa as inscrições a partir do dia 15 de janeiro. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. As aulas vão de 4 a 25 de fevereiro, em dois dias da semana, terças e quintas-feiras, das 19h até 21h, na sala de audiovisual, localizada na Torre Mirante.

Música – Todo mês de janeiro a Estação Cabo Branco promove o projeto “No Calor da Estação”, que consiste em apresentações musicais de artistas da terra e convidados. Nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, no Terraço Panorâmico da Torre Mirante, se apresenta o cantor Gabriel Caminha. Na quinta-feira (9) a atração será o instrumentista David Martins. No sábado (11), no mesmo local, a partir das 18h, será a vez do público ver o show de Preto Alison Nordeste.

Exposições – No primeiro andar da Torre Mirante, o visitante vai encontrar a mostra “Corpo na Arte Africana”. No local está exposta uma coleção de 140 peças, compreendendo objetos, máscaras, esculturas e tecelagem, pertencentes ao acervo do Museu da Vida da Fiocruz. A coleção faz uma viagem pela história ancestral desses povos em temas que vão da fertilidade à importância do status social. “Corpo na Arte Africana” ficará no local até o dia 19 de janeiro.

Também no primeiro andar o visitante vai encontrar a exposição “Amiga é para essas coisas” de autoria da artista plástica Ana Christina Mesquita Melo. A exposição é uma homenagem à força da amizade entre mulheres expressa na forma de 30 bonequinhas feitas de papel machê. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro.

“Sob os signos das boiadas” é outra exposição que está em cartaz no primeiro pavimento da Torre Mirante. Ela é resultado de uma pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/PB). A mostra é composta de painéis, fotografias e um vídeo produzido no interior do Estado sobre o ofício de ferrar gado, uma das identidades do povo sertanejo. A exposição permanece no local até o dia 2 de fevereiro.

No segundo pavimento da Torre Mirante o público poderá conferir a exposição “Feminino Quilombola” de autoria do fotografo italiano radicado no Brasil, Alberto Banal. No local o visitante vai encontrar 350 fotografias e 12 vídeos. A mostra destaca o papel delas na condução dos 39 quilombos registrados na Paraíba.

Na Estação das Artes, prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco, permanece aberta para visitação pública, até o dia 2 de fevereiro de 2014, a exposição “Nossa Terra, Nossos Valores”, uma parceria da Estação Cabo Branco com a Galeria Gamela, comemorativa aos seus 33 anos de fundação. Vinte artistas, quase todos paraibanos, expõem pinturas, objetos e esculturas. Outros 10 trabalhos estão em cartaz na Gamela até o primeiro bimestre de 2014.

No corredor superior da Estação das Artes até o dia 10 de janeiro ficará exposta a exposição fotográfica itinerante “Olhares Continentais”. Trata-se de um passeio fotográfico por diferentes continentes capturado por quatro fotógrafos: os brasileiros Maria Amélia Córdula, Léo Villanova e Luis Eduardo Vaz e o espanhol Leo Cobo.

Cinema – O Projeto Estacine neste mês de janeiro tem como atração a Mostra Documentários. No dia 12 de janeiro será exibido o filme “Rock Brasília – Era de Ouro”. O filme “Ninguém sabe o duro que dei” será exibido no dia 19 de janeiro e no dia 29, o filme “Uma noite em 67”. A entrada é gratuita. As exibições acontecem sempre às 16h.

Horário de funcionamento – A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes está aberta sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h. A entrada e toda programação artística e cultural da casa é gratuita.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //