Entretenimento

Estação Cabo Branco oferece oficinas, exposições, práticas alternativas e eventos ao longo deste mês

03/01/2020


Quem procura uma programação cultural, artística e totalmente gratuita para curtir nas férias pode visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Há atividades voltadas tanto para crianças quanto para adultos.

Começando pelos pequenos, o ‘Caminho do Conhecimento’, o Planetário e o projeto de troca de livros, que são atividades permanentes da casa, estarão acontecendo todos os dias. O Caminho do Conhecimento acontece na área externa da Estação, a partir das 16h. O Planetário tem sessões às 10h30 e 11h30 e às 15h e 16h. Importante lembrar que, devido às férias escolares, as sessões do Planetário estão liberadas para o público geral todos os dias. Já o projeto de troca de livros acontece na Sala de Práticas Educacionais, das 10h às 17h.

Outra atividade infantil são as oficinas de contação de histórias e teatro, desenho, flauta e violão. As oficinas são rápidas e de curta duração, e servem como recreação para as crianças. Todas elas acontecerão em dois horários: às 9h30 e às 14h.

A oficina de contação de histórias e teatro acontecerá em todas as quintas-feiras deste mês, na Sala de Práticas Educacionais, e serão ministradas pelos Arte-educadores Carlos Souza e Wellandro Duarte. A oficina de desenho acontecerá em todas as sextas-feiras, também na Sala de Práticas, sendo ministrada pelo Arte-educador Hausman Santos. Já a oficina de flauta acontecerá em todas as terças-feiras do mês, na Sala de Música, e será ministrada pelo Arte-educador Genentton Alves. Por fim, a oficina de violão acontecerá em todas as quartas-feiras, na Sala de Música, ministrada pelo Arte-educador Michel Soares.

Práticas alternativas

As aulas de Tai chi chuan, que é uma arte marcial terapêutica, serão na área externa da Estação nos dias 04 e 18 de janeiro (sábados), a partir das 17h. Haverá também a prática de Dança Circular – uma dança coletiva que tem por finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. A Dança Circular acontecerá no dia 22 de janeiro (quarta-feira), a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais.

Nas terças-feiras, a partir do dia 14, haverá Dança Terapêutica, que é uma dança que provoca o desbloqueio físico, psicológico e mental, induzindo a geração de mudanças de atitudes, fazendo o indivíduo se sentir mais seguro sobre a vida. A atividade acontece a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais, e será ministrada pela professora Karyna Maktub.

Nas quintas-feiras do mês de janeiro, haverá aula de Yoga na área externa da Estação, a partir das 16h30. A atividade será ministrada pela professora Aline Storni, que recomenda que o interessado em participar da aula traga seu tapete ou toalha.

Mostras

As exposições que estão em cartaz atualmente, na Estação Cabo Branco, permanecerão na casa somente até o fim deste mês. No hall do prédio administrativo, a exposição “Astrofotografia da Paraíba”, que reúne 21 fotos de sete fotógrafos diferentes, mostram planetas, nebulosas, constelações, galáxias distantes, nuvens de compostos orgânicos, meteoros rasgando o céu, o luar do sertão, além de muitas estrelas e belezas do universo captadas nos céus do nosso estado.

Também no hall do prédio administrativo, a exposição “Aves e evolução”, do artista Rafael Nascimento, une ciência e arte para abordar o desenvolvimento do pensamento evolutivo, evidenciando como o estudo das aves deu importantes contribuições ao nosso entendimento sobre a evolução biológica.Além da galeria de ilustrações, a exposição conta com uma coleção de aves taxidermizadas – técnica conhecida popularmente como “empalhamento”.

Já na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco, mais de 70 exposições compõem o projeto “Instale-se”, que permanecerá na casa até o fim de janeiro. Até lá, alguns artistas ainda estarão trazendo suas obras para se instalar no projeto. São diversos trabalhos diferentes, que vão de pinturas a fotografias, grafitti e muitas outras técnicas.

A Estação das Artes também receberá, entre os dias 14 e 19 de janeiro, o evento “Festival Kustom”, unindomúltiplas culturas custom, como motociclismo, música, carros antigos, tattoo, cervejarias artesanais da Paraíba, foodtrucks e também culinária regional. Toda a programação do evento será divulgada em breve, mas o público deve ficar atento, pois a entrada para este evento em específico será 1 kg de alimento não perecível (que será destinado a ações de combate à fome) ou um pacote de ração animal.

Teatro

No dia 11 de janeiro (sábado), o Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas trará, para o Anfiteatro da Estação Cabo Branco, o espetáculo “O menor circo do mundo”, que conta a história de um circo de pequenas proporções, mas de grandes números. Entre as atrações, estão as grandes mágicas do mágico João do Pé de Feijão, A mulher que vira peixe, as Rumbeiras “Tana e Jura”, os irmãos malabaristas “Segue” e “Dore” e do palhaço “Soneca”. A apresentação acontece a partir das 17h, e a entrada é totalmente gratuita. A classificação é livre para todas as idades.

O horário de funcionamento da Estação Cabo Branco é de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.