Artes
Estação Cabo Branco abre exposição de xilogravuras
Arte regional
14/10/2013
Fica em cartaz até 16 de outubro, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a exposição “Paraíba grandes nomes: a xilogravura e o cordel apresentando importantes personalidades do estado”, do sociólogo, escritor e artista plástico Josafá Orós. É uma coleção de 31 painéis retratando intelectuais, políticos e artistas locais que cravaram um lugar na história. A visitação é gratuita.
Personalidades como os líderes camponeses João Pedro Teixeira e Margarida Maria Alves, o economista Celso Furtado, o poeta Manoel Camilo dos Santos (autor de “Viagem a São Saruê”), Ariano Suassuna, Sivuca, Zé da Luz, Pinto de Monteiro, a poetisa Anayde Beiriz, José Lins do Rêgo, José Américo de Almeida, o pintor Pedro Américo, Augusto dos Anjos e mais um leque de paraibanos de reconhecido talento, evidenciado ou obscurecido pela memória histórica. Orós também assina versos de cordel em sua homenagem.
“Muitas escolas levam os nomes dessas personalidades sem conhecer o legado de seus heróis”, afirmou o artista. Nesse intento, o projeto tem circulado para expor nos mais distantes rincões da Paraíba. “Para construir um projeto memorialístico desse porte, nos debruçamos sobre um grande acervo, para – feito barro nas mãos do oleiro – moldá-lo dentro do universo da poesia popular”, explica.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.