Cultura

Espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’ abre programação de janeiro do Centro Cultural Casa da Pólvora

06/01/2020


Portal WSCOM

O espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’ abre, nesta quinta-feira (9), a programação do mês de Janeiro do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, que fica no Centro Histórico da Capital. A peça será encenada a partir das 19h30, com classificação livre e entrada gratuita. A programação cultural segue até o dia 30.

‘Parahyba Rio Mulher’ é uma performance que reconta o episódio de mudança do nome da cidade de João Pessoa (Parahyba), ocorrida na revolução de 1930, com base na história da professora e poetiza paraibana Anayde Beiriz, personagem que alterou os padrões da sociedade da época e, ao que indicam alguns historiadores, teve seu nome ligado ao assassinato do ex-presidente João Pessoa pelo seu envolvimento amoroso com o advogado João Duarte Dantas.

Nathália Sá, que interpreta uma das Anaydes e assina a idealização do espetáculo, explicou que a concepção e direção são coletivas. “A montagem é dividida em quatro atos, no primeiro conta a história de vida de uma mulher que foi fundamental para entendermos os rumos que nosso Estado vem tomando desde 1930”, comentou.

A importância da realização desta montagem, de acordo com Nathália Sá, reside no seu caráter performativo em que a trajetória de Anayde costura a história de vida de várias mulheres. “As que estão em cena, as que estão na plateia, suas antepassadas, mulheres do Brasil e do mundo, que se conectam por um histórico de violência e silenciamento em âmbito íntimo (pessoal) e político (público)”, acrescentou a atriz.

A performance, dramaturgia e textos do espetáculo são de Cely Farias, Jinarla Pereira, Kassandra Brandão e Natália Sá; direção musical e paisagem sonora de Jinarla Pereira, com figurino de Ana Carolina Guedes e produção executiva Gabriela Arruda.

Programação

A programação de janeiro do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora está dividida em duas etapas. Na primeira, nos dias 14 e 19 de janeiro, serão exibidos os espetáculos: Confissões, do grupo Arretado Produções Artísticas; Folia dos Reis (Cia Borandá de Teatro); As Branquelas (Grupo Cara Dupla Cia de Teatro); Ilê Ayê (Grupo: Nega Fulô) e Teatro para Bebês (A Terra do Antes).

A segunda etapa, entre 19 e 21 de janeiro, serão encenados os espetáculos: Ela Dança, Eu Danço (Cia Harmonia do Swing), Luz do Meu Erê (Cia Fuá de Terreiro) e Como Enlouquecer os Homens (Arretados Produções Artísticas), além da Feira Brechó Cultural e as atrações do projeto Ensaios.

Toda a programação é gratuita. Lembrando que todas as ações culturais da Casa da Pólvora integra o projeto AnimaCentro, realizado em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira abaixo a programação completa do mês de janeiro:

Quinta (9)

Espetáculo: Parahyba Rio Mulher

Hora: 19h30

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Projeto Terças Culturais

Terça (14)

Espetáculos: Confissões (Grupo Arretado Produções Artísticas);       Folia dos Reis (Cia Borandá de Teatro), As Branquelas (Cara Dupla Cia de Teatro) e Ilê Ayê (Grupo: Nega Fulô)

Hora: 16h

Terça (19)

Espetáculo: Teatro para Bebês (A Terra do Antes)

Hora: 16h

Terça (21)

Espetáculos: Ela Dança, Eu Danço (Grupo: Cia Harmonia do Swing);

Luz do Meu Erê (Grupo: Cia Fuá de Terreiro) e Como Enlouquecer Os Homens (Grupo: Arretados Produções Artísticas)

Hora: 19h30

Feira Brechó Cultural

Local: Casa Da Pólvora/ Pátio Externo

Hora: 16h

Expositores: Artesanato decorativo, Brechó, Comidas: Salgados, Veganas, Massoterapia, Xilogravura, Livros

Sábados (11, 18, 25) e domingos (12, 19, 26)

Projeto Ensaios

Grupo: Companhia Harmonia do Swing

Direção: Abimael Santos

Hora: 13h30/ 17h

Grupo: Companhia Free Style

Direção: Fagner Pereira

Hora: 17h/ 21h

Quintas (9, 16, 23, 30)

Encontros de Grupos de Ala Ursas

Hora: 19h

Exposições

  • Resgatando A obra fotográfica de Walfredo Rodriguez, através das Novas Gerações de Criadores Artísticos (Revivendo Jampa).

Local: Monumento Casa da Pólvora

  • Exposição Fotográfica

Expositores: Adriano Franco e Germana Bronzeado

Local: Monumento Casa da Pólvora

Horário de visitação: Segunda a domingo – 8h/12h – 14h/17h

Entrada: Gratuita

  • Exposição fotográfica: Eis Um Frame

Expositor: João Carlos Beltrão

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora

Horário de visitação: Segunda a domingo – 8h/12h – 14h/17h

Entrada: Gratuita


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.