Paraíba

Especialização em Psicanálise promove profissionalização em diversas áreas

PROFISSIONALIZAÇÃO


13/10/2017

No Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, as especializações na área da Psicologia são diversas e voltadas para profissionais de diferentes áreas. Entre os cinco cursos ofertados pela Instituição, está a pós-graduação em Psicanálise. A professora coordenadora do curso, Mercês Muribeca, diz que o saber psicanalítico enquanto um programa de pós-graduação é relativamente recente e, por isso, torna-se mais específico o elo entre a Psicanálise e a Academia.

Mercês afirma que o curso é voltado para um amplo público e fala que o campo da psicanálise “tem sido reconhecido como um lugar privilegiado de conexão entre teoria, clínica e interlocução com outras áreas da organização cultural humana, como filosofia, ciência, arte, literatura e ciências sociais”, entre outras.

“Este curso objetiva proporcionar aos alunos um aprofundamento teórico na abordagem psicanalítica com instrumentalização metodológica para pesquisa, visando melhor qualificação profissional para trabalhar em diversas áreas do saber com os conhecimentos psicanalíticos”, continua Mercês. “O curso, por si só, não habilita os alunos ao atendimento clínico, ou seja, a Universidade não forma psicanalistas. Mas, trata-se de um lugar legítimo de ensino, pesquisa e transmissão dos postulados analíticos, uma das pernas do tripé de sua formação”, complementa.

Os psicanalistas atuam em consultórios, nas mais diversas Instituições, como as prisionais, hospitalares e escolares. Trabalhando também com produção acadêmica, eles podem atuar também em diversas linhas de pesquisas que envolvam o saber psicanalítico. “Ou seja, existe um importante espaço de atuação para a psicanálise, seja no âmbito da clínica, seja em sua extensão”, coloca a coordenadora da especialização.

“Este curso possui o diferencial de entrelaçar a teoria com a prática, ou seja, ele pretende analisar, criticamente, com amplitude e profundidade, as propostas teóricas da psicanálise, mas sempre apontando para o aluno onde exercer na prática este conhecimento teórico. Podemos utilizar os conhecimentos adquiridos no diálogo com: a Clínica, Educação, Política, Direito, Criminologia, Teologia, etc. Assim, propomos a que as teorias psicanalíticas dialoguem com outros saberes produzindo novos frutos na atuação prática de cada um dos profissionais”, diz.

“Freud, no texto ‘Sobre o Ensino da Psicanálise na Universidade’ (1919), explica a relevância do tripé na formação de um analista, que é composto por: análise pessoal, supervisão e estudo teórico. Neste aspecto, afirma que a Universidade pode se beneficiar com a assimilação da psicanálise em seus planos de estudo. Ou seja, desde a época de Freud que a psicanálise é implantada, de modo explícito ou implícito, como linha de pesquisa, nas universidades, em especial, nos cursos de graduação em Psicologia”, finaliza.

Especialização em Psicanálise do Unipê

Os profissionais do corpo docente são vinculados à prática psicanalítica, como membros do Círculo Brasileiro de Psicanálise, do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem, professores universitários, clínicos, entre outros. A especialização está com inscrições abertas no portal unipe.br/pos, com vagas limitadas. Ao término do curso, os profissionais recebem certificação de especialista pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada do Unipê.

Outras especializações na área da Psicologia também estão com inscrições abertas, são elas: Avaliação Psicológica; Neuropsicologia; Psicologia Humanista e Abordagem Centrada na Pessoa (ACP); e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência.

Financiamento com PRAVALER

No Centro Universitário de João Pessoa, todos os cursos de pós-graduação contam com o financiamento do Crédito Universitário PRAVALER. Nesta modalidade, o estudante pode financiar a pós-graduação em até 40 vezes, sem juros. Saiba mais em unipe.br/financiamentos/pravaler.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //