Saúde

Espaço voltado para melhorar a qualidade de vida dos clientes completa um ano

Prevenção


29/08/2014

Atuar como um “plano de saúde” no sentido literal da expressão em contraponto a operadoras que funcionam como planos que apenas tratam de doenças. Com esse desafio, a Unimed JP implementou, em 2001, um pioneiro programa de promoção da saúde. A iniciativa deu certo, mas, com o decorrer de mais de uma década, já não vinha atendendo às necessidades dos clientes. Por essa razão, um ano atrás, a diretoria da Unimed JP deu um passo que elevou a promoção da saúde a uma nova dimensão. No dia 29 de agosto de 2013, foi inaugurado, no Bairro dos Estados, o Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar. A ideia foi reunir em uma estrutura adequada os programas de promoção de saúde. Mais uma vez, a Cooperativa acertou no investimento e, um ano depois, comemora os resultados.

Com o Espaço Viver Melhor, a Unimed JP ampliou os programas de promoção da saúde que já desenvolvia, criou novos, trouxe mais profissionais para as equipes interdisciplinares e, consequentemente, mais clientes foram beneficiados. Atualmente, estão consolidados três Grupos de Educação em Saúde (GES) voltados para clientes grávidas, diabéticos e pessoas acima do peso. Uma das novidades até o final do ano será a criação de um programa com foco na saúde do homem. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente para os clientes que se encaixem nos critérios dos grupos.

O princípio do trabalho desenvolvido no Espaço Viver Melhor pela equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP é simples, mas efetivo: prevenir ou controlar as doenças, de forma personalizada, em vez de tratar as consequências. O trabalho é desenvolvido por uma equipe formada por profissionais das áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, educação física, serviço social e medicina, além dos funcionários da área administrativa. À frente dessa equipe, está o médico Genival Ferreira de Lima, assessor de promoção da saúde da Unimed JP.
Segundo Genival Ferreira, o Espaço está integrado à nova modalidade de assistência no gerenciamento de doenças, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa em todos os seus aspectos, sejam físicos ou emocionais. Mas, é importante ficar claro que, no Viver Melhor, os clientes não recebem atendimento clínico. A proposta é trabalhar com grupos com necessidades semelhantes, oferecendo informação qualificada para estimulá-las a adquirir hábitos de vida favoráveis à saúde.

Mudança de hábitos

Dos programas em execução, o mais antigo é o Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes, que existe desde 2004. Os outros dois – os GES Materno-Infantil e para Equilíbrio do Peso – surgiram junto com o Espaço Viver Melhor. Independentemente do tempo de existência, todos já possibilitaram histórias de transformação na vida de clientes.

Nos encontros dos grupos, os clientes recebem orientações sobre como adotar hábitos e atitudes saudáveis, ganhando mais qualidade de vida. Para tanto, cada GES conta com uma equipe interdisciplinar especializada. Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas com os mesmos objetivos que eles: perder peso, controlar o diabetes ou tomar providências para uma gestação saudável, no caso dos grupos existentes. Isso torna mais fácil o processo e aumenta as chances de resultados positivos.

Além dos Grupos de Educação em Saúde, o Espaço Viver Melhor desenvolve vários outros projetos, como palestras, oficinas e workshops. Em grandes eventos públicos, são oferecidos serviços abertos à população em geral, como verificação de pressão e teste de glicemia. Tudo isso está voltado para um só objetivo: proporcionar mais qualidade de vida aos clientes da Unimed JP.

Conquistas

A advogada Susyara Medeiros de Souza, 35 anos, se inscreveu no GES em Diabetes assim que descobriu que era diabética. “Confesso que fiz a inscrição no grupo um pouco descrente, achando que teria que ocupar algumas tardes com reuniões, mas mesmo assim fui. Para mim, esse trabalho de promoção da saúde foi uma descoberta; surpreendente, posso dizer. E hoje, mesmo com o diabetes, descobri como viver bem, me cuidar e ter uma vida muito mais saudável”, disse.

A analista de contratos Juberlita Moura, 38 anos, eliminou 22 kg em um ano no GES para Equilíbrio do Peso. Ela conta que hoje tem muito mais disposição e melhorou o condicionamento físico seguindo as orientações da equipe interdisciplinar. “Eu tinha 80 quilos, hoje estou com 58 quilos. Atribuo essa vitória às orientações recebidas no grupo e também à minha força de vontade em mudar hábitos. Mantenho uma dieta equilibrada e faço caminhadas, regularmente”, disse.

A gravidez é um momento especial que proporciona sentimentos contraditórios na mulher: eles vão da alegria à preocupação. Saber se está fazendo tudo correto na gestação para garantir a saúde do bebê ou se vai “dar conta” dos cuidados necessários com o recém-nascido é uma das dúvidas mais recorrentes. E não foi diferente com a funcionária pública Andréa Soares Formiga, 40 anos, que há quatro meses deu à luz o pequeno Luca. “Participar do programa da Unimed JP, desde os três meses de gestação, foi fundamental para me sentir segura e saber o que fazer com as diferentes situações. É comum aparecer muita gente para dar palpite sobre vários aspectos, mas com as orientações que recebi, sei a melhor forma de cuidar do meu bebê”, enfatizou.

Estrutura

Localizado na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados, o Viver Melhor tem 622 metros quadrados. Ele dispõe de toda a estrutura necessária para a realização das atividades dos grupos de educação em saúde: miniauditórios, sala de ginástica, piscina, cozinha experimental e consultórios. Confira mais detalhes abaixo:
Sala de Ginástica: dispõe de equipamentos modernos e de fácil utilização. As atividades são elaboradas e supervisionadas por um educador físico, levando em consideração as especificidades dos integrantes dos programas de promoção da saúde.

Cozinha experimental: é um espaço onde os participantes dos programas de promoção da saúde podem aprender, na prática, a preparar cardápios saudáveis e nutritivos sob a supervisão de um profissional da área de nutrição. O local é equipado com fogão, geladeira, dispensa e todos os utensílios necessários. Simples, os pratos ensinados poderão ser preparados em casa.

Piscina: é utilizada para a prática de hidroginástica, quando avaliada a necessidade, dentro do trabalho de educação em saúde e sob a supervisão de um educador físico, em dias e horários agendados.

Miniauditórios: os três miniauditórios são utilizados para encontros, reuniões ou outras atividades com os participantes dos programas de promoção da saúde. As cadeiras são confortáveis e as salas, climatizadas. Tudo para garantir mais conforto para os clientes, transformando os eventos em agradáveis experiências.

Consultórios: os sete consultórios são utilizados para atendimento personalizado nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem e serviço social Esses locais são equipados especificamente para as necessidades de cada área.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //