Cultura

Escritora Ezilda Melo leva literatura paraibana à França com lançamento da obra “Águas de Mim”


14/09/2023

Portal WSCOM

A escritora paraibana Ezilda Melo foi contemplada pelo Edital Arte na Bagagem e em outubro viajará para a França representando a literatura paraibana em evento promovido na França sobre a escrita da mulher sertaneja, na oportunidade lançará “Águas de Mim”, publicado pela Editora Portuguesa Chiado Books, um livro com registro poético, memória e ancestralidade que perpassa caminhos áridos que se iniciam na zona rural do seridó nordestino, passam pelas águas da borborema até chegarem ao litoral.

Ser porta-voz literário da riqueza que é a literatura sertaneja, a escritora, que também é advogada, historiadora, professora universitária, mestra em Direito, diretora da Editora Porta, afirma que esse momento é emblemático, vez que o projeto contemplado permite que se leve a questão identitária de ser mulher sertaneja nascida na zona rural nordestina para uma discussão a nível internacional, dando visibilidade e alcance para o que podemos chamar de “escrita sertaneja”.

Em sua primeira edição, o “ARTE NA BAGAGEM” contribue para a inserção da produção cultural paraibana em níveis regional, nacional e internacional conforme objetivo expresso na Política Estadual de Cultura, definida pela Lei Estadual nº 10.325, de 11 de junho de 2014. A iniciativa estimula o desenvolvimento e o fortalecimento do cenário cultural paraibano, assim como promove a aproximação e o fortalecimento de laços culturais com a região Nordeste, outros estados brasileiros e países, conforme reza a meta IX no Plano Estadual de Cultura, instituído pela Lei Estadual nº 12.372, de 19 de julho de 2022, que prevê a implantação do Programa Arte na Bagagem. Nesse sentido, a iniciativa é também um meio de oportunidade de negócios e de participação no mercado nacional e internacional, com a promoção e exportação de bens e serviços culturais.

O resultado completo pode ser acessado aqui.

A segunda edição do Arte na Bagagem já está com inscrições abertas aqui.

Nessa primeira edição foram contemplados 18 projetos nacionais, 10 regionais e 8 internacionais. Ao todo, o Estado da Paraíba destinou R$ 1 milhão para as duas fases do projeto. É uma oportunidade de levar a arte da paraíba para outras cidades e também para o exterior.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //